A derrubada do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a “saidinha” de presidiários das cadeias contou com apoio para além da oposição no Congresso Nacional. A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) foi na contramão da decisão do chefe do Executivo.
Deputada pelo sexto mandato consecutivo, Maria do Rosário foi a única petista na Câmara a votar favorável à derrubada do veto presidencial. Na prática, a decisão de Lula liberava a manutenção do benefício da “saidinha” a detentos.
Dessa forma, a parlamentar gaúcha votou contra o entendimento da maioria da base governista. Além disso, teve postura em sintonia com a bancada do PL, partido que tem o ex-presidente da República Jair Bolsonaro como presidente de honra.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Maria do Rosário não foi, contudo, a única representante do PT no Congresso a votar pelo fim das “saidinhas”. No Senado, Fabiano Contarato (PT-ES) foi outro petista a validar a queda do veto de Lula. Ele, a saber, já trabalhou com delegado da Polícia Civil do Espírito Santo.
A lei contra “saidinha” com apoio de Maria do Rosário
Nesta semana, o Congresso derrubou o veto de Lula à Lei das Saidinhas. Assim, a maioria dos senadores e deputados federais — incluindo os já mencionados petistas Contarato e Maria do Rosário — manteve trecho da Leia 2.253/2022, que impede detentos do regime semiaberto de deixarem a cadeia em determinadas datas, como feriados nacionais.
Leia mais
Até o momento, Maria do Rosário não se manifestou a respeito de seu voto contra a decisão de Lula. Pelas redes sociais, ela, que já foi vereadora de Porto Alegre e deputada estadual no Rio Grande do Sul, se apresenta como pré-candidata à prefeitura da capital gaúcha.
Leia também: “Governo à deriva”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 214 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Depois que o $TF transformou um bandido sem direito a saidinha em presidente da República,tudo é permitido. Até mesmo a extrema hipocrisia da Maria do Corsário…
Ela era a favor das saidinhas até ser assaltada pelos próprios militantes que defendia.
Não merece ser estuprada e nem assaltada. Abra o olho Rosário!