A oficialização de última hora da candidatura de Marcel van Hattem (Novo-RS) para a presidência da Câmara dos Deputados gerou um grande desconforto e uma indignação generalizada na bancada do Partido Liberal (PL).
Segundo fontes ouvidas por Oeste, integrantes da bancada do PL na Câmara afirmaram, em reunião, que “a vaidade e o ego de Marcel van Hattem não vão ser esquecidos em 2026”.
Os parlamentares analisaram que Van Hattem retomou seu posicionamento de “oposição” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao se lançar na disputa contra Hugo Motta (Republicanos-PB) — nome apoiado pelo atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e apoiado oficialmente pelo PL.
“A impressão é que ele teria se aproximado de novo de Bolsonaro quando foi conveniente, como quando Marcel van Hattem tornou-se alvo de investigação por um discurso na tribuna da Câmara”, relatou uma das fontes. “Só sabe pensar no próprio umbigo, mas não iremos nos esquecer disso.”
Marcel van Hattem fala em impeachment de Lula
Entre as promessas de campanha de Marcel van Hattem à presidência da Câmara está o andamento do pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O parlamentar deu a declaração durante entrevista ao programa Faroeste à Brasileira, na quarta-feira 29.
A ação que embasa o pedido de impeachment acusa o governo Lula de violar normas de responsabilidade fiscal ao realizar o pagamento de R$ 3 bilhões a estudantes do ensino médio por meio do programa Pé-de-Meia, sem autorização do Congresso Nacional.
O deputado também criticou a atual gestão federal, afirmando que o governo petista “trabalha com base na mentira e na perseguição”. Segundo Van Hattem, “é por isso que Lula se manteve no poder até agora, senão já teria caído”.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
O PL, ao apostarem todas as suas fichas em Motta e Alcolumbre, e se for um míssel no pé, tem medo do crescimento do Partido NOVO em 2026!!
Essa crítica e divisão só agrada ao desgoverno e divide a direita. Alcolumbre não é confiável, nem o Motta. São oportunistas e voltados aos seus interesses, menos à Nação. Quanto ao Marcel van Hattem ele tem legitimidade para representar a direita. Ele tem coragem de dizer à junta ditatorial o que ela precisa ouvir.
A bancada do PL devia estar indignada com a cassação da Carla Zambelli, não com Matcel! Ele não é do PL e não deve obediência a ninguém! Quanto ao Alcolumbre, agora é o titã Prometeu, mas logo logo, será o Nãocumpriu.
🚨🌈💩 Extremistas de esquerda, amam isso
O absurdo é o PL se unir aos esquerdopatas para eleger os traíras. Pode tentar nos convencer que é o melhor, mas não conseguirão. O preço a pagar será muito alto para o povo brasileiro.
Costa Neto deveria ter mais firmeza nas rédeas do partido e apagar essas desavenças com Van Hattem. Chega ser imoral.
Dar um exemplo político que aceita sair do pedestal é muito importante.
Não cabe ao PL criticar Marcel.
Tenham o mínimo de vergonha na cara !
Quer comparar o fisiológico candidato do centrão com Marcel… pelo amor de Deus.
Se querem ser fisiológicos , fiquem calados.
O PL embora tente explicar/justificar, o certo é que com Alcolumbre e Hugo, vamos sentir saudade do Pacheco e do Lira, aguardem.
Óbvio que prefiro o Van Hatten do que um capanga do lira e lula.
Parece que uma grande parte ainda não entendeu que o alcolumbre já está eleito com ou sem o PL (que tem 14 senadores) e o partido novo que só tem o girão, por sinal um dos melhores. Acontece que fomos oposição ao Pacheco e perdemos, ficando 2 anos sem uma mísera comissão, literalmente de castigo, sem chance de alterar qualquer agenda. Ora, “apoiando” o vencedor já declarado, temos chances de cargos em diversas comissões, assim podendo influir nos resultados. O MESMO acontece na câmara e não adianta tentar demonizar o Bolsonaro. Infelizmente o centrão domina o congresso e só poderemos mudar isso em 2026.
Os congressistas vão fazer merda novamente
Todos corrompíveis, e muitos até mesmo ignorantes.
Pobre Brasil!
Marcel está certo. O PL pode fazer fisiologismo político. O Novo é mais íntegro e precisa fazer o papel dele.
Que absurdo Marcel Van Hatten ir contra a vontade do deus Bolsonaro, isso é uma HERESIA e tem de ser colocado na fogueira, Se Bolsonaro quer Alcolumbre que seja alcolumbre, se Bolsonaro quizer Gleize Roffman que seja Gleize Roffman pois somos FAN ATICOS. AFINAL defender o discurso que foi eleito é muito errado, o negocio é prometer e prometer e prometer, quem sabe em 72h tudo se resolva, Xadrez 72h é com Bolsonaro, ninguem além dele sabe o que faz então retornem a sua insignificancia!
Falta coerência a meu ver do PL; apoiando o indicado de Lira. Marcel e Girão deveriam ser os candidatos lógicos da oposição à esse governo PT.
Concordo.
Concordo plenamente.