O representante de Taiwan no Brasil, Benito Liao, descartou, nesta quinta-feira, 22, uma invasão iminente da China na ilha independente.
Liao citou o apoio dos Estados Unidos e países europeus, que defendem a democracia de Taiwan, e mencionou navios norte-americanos que patrulham a região.
Ainda conforme o diplomata, um eventual ataque dos chineses provocaria “efeitos catastróficos” na economia mundial, por envolver outros países politicamente e militarmente. De acordo com o representante de Taiwan, há uma dependência global da indústria de semicondutores produzidos por seu país.
Liao participou de um café da manhã com autoridades, em Brasília, promovido pelo Instituto Monitor da Democracia. O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) esteve no local.
Quem é o representante de Taiwan no Brasil
Liao tomou posse no cargo em dezembro de 2023, com a finalidade de estreitar laços entre Brasil e Taiwan, sobretudo em economia, ciência e tecnologia.
“Taiwan e Brasil têm um grande potencial de cooperação em diversas áreas”, disse o diplomata, na ocasião. “Temos o compromisso de aprofundar ainda mais essas relações complementares e promover, ativamente, programas de bolsas de estudos destinados ao aprendizado da língua mandarim, uma forma, também, de fortalecer os laços entre os dois países.”
Leia também: “A política de encarceramento de Bukele vence as eleições”, artigo publicado na Edição 203 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].