A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, 2, um convite para o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Augusto Passos Rodrigues, explicar os pedidos de prisão do ex-ministro Anderson Torres e do coronel Fábio Augusto Vieira. O requerimento é de autoria do deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS).
“Quero que o diretor-geral explique que milagre ele operou”, disse Van Hattem. “Como pode Rodrigues pedir a prisão de um ex-ministro, que estava de férias nos EUA, enquanto não fez nada em relação ao ministro da Justiça, Flávio Dino, e ao então ministro do GSI, Gonçalves Dias?”
Conforme Van Hattem, o pedido de prisão de nove páginas — expedido pelo diretor-geral da PF, às 23h22, em 8 de janeiro — foi analisado e assinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no mesmo dia. Anderson Torres está preso desde 14 de janeiro por suspeita de omissão nos atos do 8 de janeiro
“O tempo para a elaboração da minuta e da decisão pela prisão seria de apenas 38 minutos, desde o protocolo do pedido”, argumentou o deputado, no requerimento. “Não é humanamente possível que nove páginas bem fundamentadas sejam redigidas e analisadas em tão pouco tempo.”
“Vai ser bom assim no inferno”, declarou o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF), durante a sessão de aprovação, sobre a “rapidez” de Moraes. Já o deputado federal Aluísio Mendes (Republicanos-MA) disse que apresentaria um requerimento pedindo que Moraes fosse convidado para prestar esclarecimentos na comissão.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
O problema é que quando o navio afunda, todo mundo sabe como deveria ter navegado!
O famoso herói “Capitão Retrospectiva”!
Dia 08/01 era uma cilada, muito bem arquitetada, desde sua concepção.
Haviam muito audios, em grupos de whatsapp, que eram até risíveis.
Agora, se a pessoa é inocente o suficiente pra cair em fake news, então merece mesmo ser enganada.
Onde já se viu golpe de estado, sem qualquer respaldo.
Sem ninguém no poder.
Sem forças armadas.
Sem legitimidade nenhuma.
Sem articulação entre as UF´s.
É coisa de idiota imaginar que algum golpe de estado sairia de idosos e crianças.
Já era jogo ensaiado da PF com Moraes, já tinham tratado disse antes.