O líder do União Brasil, deputado federal Elmar Nascimento (BA), encontrou-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na quarta-feira 11, para falar sobre sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Apesar de a disputa só ocorrer em fevereiro de 2025, os corredores da Casa já andam agitados com os candidatos em busca de apoios.
Nas redes sociais, Elmar classificou o encontro, para tratar sobre a sucessão, como “saldo positivo do dia”. “Nosso encontro foi pautado pelo compromisso de fortalecer as instituições democráticas e assegurar um ambiente seguro e estável no Brasil”, escreveu o parlamentar.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
“Recebi do presidente a garantia de que ele não interferirá nas eleições da Câmara, o que demonstra sua liderança republicana e de respeito pelas instituições”, continuou Elmar, ao destacar que, no encontro, reafirmou a Lula o “compromisso” de promover um “diálogo aberto e transparente”.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ainda não oficializou o nome que apoiará na disputa, mas, segundo líderes partidários, ele disse, na quarta-feira 11, que vai apoiar a candidatura do líder do Republicanos, deputado federal Hugo Motta (PB).
+ ‘Se tem alguém que é PhD em incomodar os dois lados, sou eu’, diz Tabata Amaral
Inicialmente, conforme interlocutores, Elmar Nascimento seria o favorito de Lira na disputa, mas, com a oficialização de Motta na corrida, o deputado baiano teria perdido a preferência. Aliados de Motta, inclusive, alegam que ele já possui amplo apoio desde o ex-presidente Jair Bolsonaro ao presidente Lula.
Por outro lado, Elmar já se movimenta para continuar na disputa e deve unificar candidatura com o líder do PSD, Antônio Britto (BA), para concorrer contra Motta. Nesta semana, Elmar Nascimento se encontrou, inclusive, com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Marcel Van Hattem já foi candidato e inacreditavelmente não ganhou. Acho que deveria se candidatar novamente. Homem honesto e de princípios.
Quem crê nestes ladrões?