O presidente Lula trouxe mais um companheiro da velha guarda para o novo governo: Celso Amorim. O ex-chanceler foi nomeado, na quarta-feira 5, como assessor-chefe da assessoria especial da Presidência. Amorim foi ministro da Defesa no governo de Dilma Rousseff e ministro das Relações Exteriores durante o primeiro mandato de Lula. Na época, Amorim comandava uma agenda internacional para aproximar o Brasil a países de esquerda. Agora, sua atuação será muito mais próxima ao petista.
O ex-chanceler foi o responsável pela indicação do embaixador Mauro Vieira para comandar o Itamaraty. Na nova gestão, Vieira deve ocupar uma posição estratégica na agenda de Lula. No fim de janeiro, o presidente vai viajar para a Argentina, para uma cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Depois, Lula vai se encontrar com o presidente da Argentina, Alberto Fernández.
No governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a participação do Brasil no Celac foi suspensa. Criada em fevereiro de 2010 pelo ex-ditador da Venezuela Hugo Chávez, a Celac é conhecida por ser um “fórum de debates” na América Latina. Ela agrupa quase todos os países da Organização dos Estados Americanos.
Leia também: “Vermelho é a nova cor da América Latina”, artigo de Gustavo Segré para a Edição 144 da Revista Oeste.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Se esse tal de Celac foi criado pelo Hugo Chaves, dispensa qualquer comentário, é coisa muito boa e fica claro porque Bolsonaro tirou o Brasil de lá. Agora estaremos de volta a esse fórum, que contará com a presença da China. Nada mais justo, afinal a China deve estar financiando esse troço. O Brasil volta a esse círculo democrático, tem muito o que ensinar. Seria interessante se conseguissem trazer algum representante da Coréia do Norte. O fórum ficaria mais democrático ainda.
Flashback da corrupção, pobre Brasil.
Uma boa tarde parabéns para essa revista, e espero que continue com essa imparcialidade e não se vende para os comunas. Grande abraço a todos.
Em breve voltaremos ao Brasil Megalonanico.
A velha guarda incompetente está de volta , para promover e reagrupar o que há demais desqualificado entre as nações da América do Sul.
Ah, o caspento (apud Lula da Silva) está de volta… Logo até o Aurélio Top-Top Garcia, o Luiz Gushiken e vários outros, já convocados pelo capiroto, darão as caras. Estão mortos, mas podem participar do “guvernu” como aparições ectoplásmicas…
É esse chaveirinho aí que à chancelaria israelense chamou de anão diplomático, mais um bh0stha do passado que este desgoverno ressuscita para mamar no erário público.
Repito, esse governo é semelhante à um trem fantasma, a cada curva um susto.
Montblanc.
Caneta vermelha.
Sempre tem lugar para mais um ¨CUmpanheiro esquerdopata……
Não era este que se esforçava por estreitar laços com o irã?
Eleições tomadas, hora de resgatar os velhos guerrilheiros que nunca lutaram por nada.