O vice-presidente Geraldo Alckmin precisou voltar de São Carlos (SP) para Brasília, para cumprir a agenda com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico. O compromisso estava marcado com Lula, que não pôde comparecer, por ter passado por uma cirurgia de urgência na noite de segunda-feira 9.
Inicialmente, Lula e Robert Fico se encontrariam às 9h desta terça-feira, 10. Contudo, o compromisso precisou ser transferido para as 11h30, no Itamaraty. Isso porque Alckmin retornou a Brasília no início desta manhã.
“VPR retornou a Brasília para cumprir agenda com o primeiro-ministro da Eslováquia”, informou a assessoria de Alckmin, por nota. “Toda a agenda com o primeiro-ministro da Eslováquia foi transferida para o Itamaraty, com início às 11h30. Haverá declaração à imprensa como já estava programado na agenda internacional.”
A reunião entre Alckmin e Fico deve ser marcada por assinatura de atos e um almoço na sede do Itamaraty, em Brasília. A assessoria do vice-presidente ainda não confirmou se ele vai assumir os demais compromissos previstos de Lula para o dia.
Além desse encontro com o primeiro-ministro da Eslováquia, Lula tinha reuniões marcadas com os ministros Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes) e Nísia Trindade (Saúde).
Lula passa por cirurgia
Na noite desta segunda-feira, 9, o presidente Lula precisou ser transferido para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo para uma cirurgia de urgência. Os exames de imagem mostraram que o petista apresentava uma hemorragia intracraniana, decorrente da queda que sofreu no Palácio da Alvorada, em 19 de outubro.
O petista encontra-se estável depois de ser submetido a uma craniotomia na noite de segunda-feira, 9. Segundo o cardiologista Roberto Kalil, o petista não sofreu uma lesão cerebral e, portanto, não vai ter sequelas.
“O presidente Lula está bem”, afirmou Kalil, em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 10. “Encontra-se estável, falando normalmente e se alimentando. Ele vai ficar mais 48 horas na UTI em observação, mas o presidente está consciente e normal, é mais por precaução.”
Kalil afirmou que Lula não vai ter sequela. “O hematoma foi drenado totalmente e não houve uma lesão no cérebro”, disse. Se tudo ocorrer bem, o presidente deve retornar para Brasília na semana que vem.
“Não tem comprometimento cerebral”, garantiu o cardiologista. “Faremos a cada semana uma tomografia de controle. Mas ele conversou normalmente comigo, entende o que aconteceu e fez perguntas normais para um paciente cirúrgico. Está tranquilo, repousando, nada de trabalho por enquanto.”
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
O picolé de chuchu só fica na espera, foi assim com o Covas, ele sempre é o herdeiro, parasita.
Está quase lá hien Alkmin!!! Sua estratégia está caminhando a longos passos.
Karate Kid , mais conhecido como planária ( aquelas formas de vida unicelulares) comandando esse trem sem freios… Jesus.
Talvez ele peça ajuda pros amigos do Hezbollah pra governar… putz , esqueci que Israel já kaputz com eles !
Achei que a Janja iria assumir. Será que ela também está ocupada?
Pensei a mesma coisa, jurava que a Janja canja iria assumir a partir de hoje…
Mas ela deve estar aproveitando, para fazer festinhas “vuco-vuco” no palácio…