Os membros da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural vão eleger, em 5 de junho, o novo presidente do colegiado. A ação ocorre depois que o deputado federal Vicentinho Junior (Progressista-TO) se licenciou do mandato para comandar a Setaria Executiva do Governo do Tocantins.
Geralmente, por acordo, as eleições para as comissões têm candidato único. Nesse caso, será o deputado federal Evair de Melo (PP-ES), atual vice-presidente da Comissão de Agricultura. Oeste antecipou que o parlamentar poderia assumir o posto de presidente do colegiado. Em nota, a equipe do deputado confirmou que ele assumirá a vaga.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Evair se destaca pela atuação contra as ações do governo em prol da reforma agrária. Além disso, ele foi membro da CPI do MST, que aconteceu em 2023 na Casa.
Sob o comando de Evair, a Comissão de Agricultura pode derrubar o programa Terra da Gente. Tramita no colegiado o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 167/24, que trata sobre a incorporação de imóveis rurais no âmbito da Política Nacional de Reforma Agrária a fim de assentar 295 mil famílias até 2026.
+ Equipe de Guedes contesta dados apresentados por Haddad
O texto está sob relatoria do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), que é de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme apurou Oeste, a matéria deve manter a derrubada do programa.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].