A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai apurar os atos de vandalismo e omissão de 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes, conseguiu, nesta quarta-feira, 15, as assinaturas mínimas dos 27 senadores para ser instaurada.
No entando, ainda falta adesão de 70 deputados federais. Atualmente a proposta conta com as assinaturas de 101 deputados. A CPMI é de autoria do deputado federal André Fernandes (PL-CE). Segundo ele, a proposta não deve chegar ao número necessário de adesão dos deputados nesta semana, mas depois do feriado de Carnaval.
“Os trabalhos param hoje e só retornam após o Carnaval”, explicou Fernandes. “Mas essa é uma das proposituras com maior adesão neste começo de legislatura. O Congresso mudou, e hoje o povo tem maior facilidade de cobrar os seus parlamentares conforme a transparência nas redes sociais de quem assinou ou não proposituras.”
Relacionadas
No texto, ele argumentou que não possui dúvidas acerca da depredação do patrimônio público, e que todos os envolvidos devem ser punidos rigorosamente. “Contudo, ainda pairam no ar as incertezas acerca do ocorrido e quem de fato o planejou, o executou e se omitiu, quando por força legal deveria ter agido”, defendeu.
Confira a lista de todos os senadores que assinaram a CPMI:
- Zequinha Marinho (PL-PA);
- Rogério Marinho (PL-RN);
- Magno Malta (PL-ES);
- Wellington Fagundes (PL-MT);
- Izalci Lucas (PSDB-DF);
- Mecias de Jesus (Republicanos-RR);
- Eduardo Girão (Novo-CE);
- Plínio Valério (PSDB-AM);
- Esperidião Amin (PP-SC);
- Flávio Bolsonaro (PL-RJ);
- Alan Rick (União Brasil-AC);
- Carlos Portinho (PL-RJ);
- Marcos Pontes (PL-SP);
- Jorge Seif (PL-SC);
- Hamilton Mourão (Republicanos-RS);
- Jaime Bagattoli (PL-SC);
- Damares Alves (Republicanos-DF);
- Luís Carlos Heinze (PP-RS)
- Eduardo Gomes (PL-TO);
- Ciro Nogueira (PP-PI);
- Styvenson Valentim (Podemos-RN);
- Wilder Morais (PL-GO);
- Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG);
- Tereza Cristina (PP-MS);
- Marcos do Val (Podemos-ES);
- Sergio Moro (União Brasil-PR);
- Marcio Bittar (União Brasil-AC)
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Sergio Moro não vai assinar? Como Juiz acha justo todas as pessoas estarem presas sem ter direito a defesa?
nenhum deputado do PT, PSOL, ou PC do B concordaram com a CPI !!!
seria medo !???
Os petistas devem estar em fila indiana no banheiro para não fazer nas calças.
Vão encontrar muita coisa nesta CPMI.
Jaime Bagattoli é senador por Rondônia. Esperidião Amim e Jorge Seif são catarinenses. Causa surpresa não encontrar na lista o nome da Senadora Ivete Appel da Silveira, nossa terceira senadora e viúva do saudoso Senador Luis Henrique da Silveira.
Nós catarinenses, esperamos tbm a assinatura da senadora Ivete da Silveira, cujo nome não consta dessa lista. Houve falha na lista ou não assinou mesmo. Seria interessante ver o posicionamento dela, para sabermos como agir nas próximas eleições
Estamos atentos!
Alguma coisa dever ter, senão a ESQUERDA não estaria tão preocupada…
Parabéns aos senadores que são a favor da cpmi. Nós temos o direito de saber o que de fato houve naquele dia fatídico de 8 de janeiro qdo depois de 60 dias se manifestando pacificamente aconteceu aquela quebradeira toda. Que todos os envolvidos paguem por esse crime, e que os inocentes possam voltar pra casa o mais rápido possível.
Xiiiiii parece que vai sair e daí feder
Os políticos picaretas da esquerda não querem a CPMI, óbvio aparecerá a omissão do governo e muito mais. O povo quer a CPMI e espera firmeza dos q irão presidir independente de partidos.
Mil parabéns grandes parlamentares. O Brasil que presta, está ansioso p que a verdade deste tenebroso episódio seja escancarada, e os verdadeiros CULPADOS SEVERAMENTE PUNIDOS.
Apesar de não resultar em nada nunca com relação a estas cpmis, pelo menos teremos a oportunidade de ver algumas das calunias plantadas por este governo serem desmascaradas. Agora se algo será feito e se depender do Congresso e do Senado, podemos esperar sentados, porque em pé iremos nos cansar.
Precisamos urgente dessa CPMI.
Até a esquerda está na porta da Carla Zambelli, dizendo que “Não quer anistia !”, e que “Golpistas não passarão”, e portanto, a esquerda também está pedindo esclarecimentos urgentes e que tudo seja público.
Só uma CPMI para investigar, e que todas as coisas sejam públicas para dar clareza aos fatos, incluindo entendermos corretamente a história da Ana Priscila, e tudo o mais que aconteceu no 8 de Janeiro, principalmente as imagens das câmeras desde as 5:30 da manhã.
Este é o começo do fim de algo que nunca deveria ter sido!