A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro ganhou o apoio de mais um senador: Rodrigo Cunha (União Brasil-AL). A informação foi confirmada pelo autor do requerimento, o deputado federal André Fernandes (PL-CE), nesta sexta-feira, 17. Agora o pedido possui a adesão de 193 deputados e de 37 senadores.
Conforme noticiou Oeste, até o momento, sete deputados retiraram suas assinaturas da CPMI, sendo eles: Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Detinha (PL-MA), Max Lemos (Pros-RJ), Junior Lourenço (PL-MA), Célio Silveira (MDB-GO), Chiquinho Brazão (UNIÃO-RJ) e José Nelto (PP/GO).
A proposta continua aguardando a leitura oficial por parte do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Para ler o requerimento da comissão, Pacheco precisa convocar uma sessão do Congresso Nacional.
De acordo com Fernandes, a CPMI será lida na primeira sessão conjunta, ainda sem data definida. Enquanto o senador mineiro não instala a comissão, o governo do presidente Lula tenta minar a CPMI — por exemplo, represando a liberação de emendas parlamentares.
Na quarta-feira 15, o deputado acionou a Procuradoria-Geral da República com uma notícia-crime contra o presidente Lula e o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.
O parlamentar alegou que os motivos da ação são os possíveis crimes de responsabilidade e de atos de improbidade administrativa cometidos por Lula e seu ministro, ao tentarem “comprar deputados para retirar suas assinaturas no requerimento da CPMI”.
O objetivo da comissão é apurar os responsáveis pelos atos de vandalismo registrados nas sedes dos Três Poderes. A CPMI quer investigar se houve leniência do governo com quem destruiu prédios públicos.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
A CPMI do dia 8 de janeiro é inegociável. Preto no branco, ou vai ou racha!
Senador Romário já assinou?
Senador Kajuru já assinou?
Kajuru já assinou?
O pior desse filme de terror é q os deputados do MARANHÃO SÃO DO PL, e foram eleitos às custas do nome de bolsonaro.
Senador Jorge Kajuru já assinou?
Cadê o Senador Jorge Kajuru. já assinou?
Afinal, por quê essa CPI ainda não foi aberta? Será que estão esperando o governo oferecer mais?
Eu não sei o porquê de tanta demora para se instalar a CPMI do dia 08/01/2023. A Procuradoria Geral da República já se alinhou com Lula, STF, Alexandre de Moraes é Forças Armadas. Em se tratando de corrupção, a Esquerda não perde para ninguém. São mestres no assunto.
Milhares de presos políticos no Brasil.
E o paxeco pixuleco picareta sentado no colo do ex-presidiário porque ganhou cargos e muitas outras vantagens do DESGOVERNO MULA.
Os 7 deputados que retiraram o nome e Pacheco ,precisam ser banidos da vida pública nas próximas eleições. Vendidos a bandidagem do governo do Luladrão.
Pacheco continua o mesmo capacho de sempre. Picareta.
Parabéns ao Senador Rodrigo Cunha.
Os parlamentares podem trancar a pauta da Câmara e do Senado para fazer a CPMI funcionar?
Chega de assinar essa m…., pôem logo em pauta e ferrem o ladrão e seu governo.
Parabéns Senador Rodrigo Cunha pela atitude corajosa e patriótica !!
São de homens com H maiúsculo e destemidos que o Brasil está agora precisando muito !!
Avante Brasil !!!
O Paxeco não lê porque não sabe, né, Paxeco (com x mesmo – do jeito que ele assina o nome)? Mobral, Paxeco!
Parabéns Senador! E de homens assim que este país de precisa!!