A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou dois requerimentos, nesta terça-feira, 21, para conseguir a lista das comitivas dos ministérios de Marina Silva e Sonia Guajajara que vão à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai.
Obtidos por Oeste, os documentos podem ser votados amanhã, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, da qual Damares faz parte, desde o fim do colegiado que investigou o 8 de janeiro.
Além dos nomes, Damares quer saber os cargos, as atribuições a serem desempenhadas pelos convidados e despesas com passagens e diárias.
“Quero saber se as ONGs estão acompanhando”, disse Damares, durante sessão da CPI, depois de Marina desmarcar depoimento previsto para hoje.
Marina Silva corre da CPI para a COP28
Obtidos pela reportagem, documentos da CPI mostram que Marina é conselheira honorária da ONG Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). No ano passado, o Ipam captou R$ 35 milhões do Fundo Amazônia e gastou 80% do valor com viagens, consultorias e folha de pagamento de funcionários. Paralelamente, a ministra é membro do Comitê Orientador do Fundo, que destina recursos a ONGs.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].