As indicações para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro estão a todo o vapor no Congresso. Oeste recebeu com exclusividade os nomes que o União Brasil no Senado vai indicar para compor o colegiado.
São eles os senadores: Davi Alcolumbre (AP), Soraya Thronicke (MS), Sergio Moro (PR) e Professora Dorinha (GO). Moro e Dorinha devem ser suplentes. Já Alcolumbre e Soraya os titulares. A informação foi confirmada pelo líder do partido, o senador Efraim Filho (PB).
Efraim também é o líder do Bloco Democracia — composto por PSDB, Podemos, MDB, União e PDT. O bloco ainda não oficializou todos os nomes dos demais partidos. Mas, conforme apurou esta reportagem, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) vai compor a CPMI e o senador Renan Calheiros (MBD-AL) é cotado. Ao todo, o bloco possui seis vagas titulares e seis de suplentes.
No Senado, o bloco governista Resistência Democrática (composto por PT, PSB, Rede e PSD) ainda não deu indicações oficiais sobre os nomes, nem sequer sobre os partidos. É uma tentativa do governo de atrasar ao máximo a instalação da CPMI — prevista para a próxima semana.
O PT da Câmara também divulgou os seus indicados nesta quinta-feira, 11. São eles os deputados: Rubens Pereira Jr. (PT-MA), Rogério Correia (PT-MG) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ), como titulares, e Arlindo Chinaglia (PT/SP), Carlos Veras (PT/PE) e Delegada Adriana Accorsi (PT/GO) na suplência.
Depois que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tirou a única vaga do partido Novo no colegiado, a federação do PT ficou com três cadeiras titulares e três suplentes.
Composição da CPMI do 8 de janeiro
Confira a atual conjuntura da CPMI do 8 de janeiro:
Senado
- Bloco Vanguarda − Titulares: Magno Malta (PL-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE). Suplentes: Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Jorge Seif (PL-SC);
- Bloco Democracia − Titulares: Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Soraya Thronicke (União Brasil-MS) e Izalci Lucas (PSDB-DF); Sergio Moro (União Brasil-PR) e Professora Dorinha (União Brasil-GO) para a suplência. Renan Calheiros (MDB-AL) é cotado para uma das seis vagas titulares.
- Bloco Resistência Democrática − Eliziane Gama (PSD-MA), Otto Alencar (PSD-BA), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Omar Aziz (PSD-AM) são cotados para quatro das seis vagas de titulares;
- Bloco Aliança − Titulaes: Damares Alves (Republicanos-DF) e Esperidião Amim (PP.-SC). Suplentes: Cleitinho (Republicanos-MG) e Luiz Carlos Heinze (PP-RS).
Câmara
- Superbloco – Titulares: Duarte Jr. (PSB-MA). Suplente: Gervásio (PSB-PB). Os deputados André Janones (Avante-MG), Duda Salabert (PDT-MG) e Arthur Maia (União Brasil-BA) são cotados para assumir entre as cinco vagas de titulares;
- MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC: quatro vagas;
- PL -Titulares: Filipe Barros (PR), Delegado Ramagem (RJ) e André Fernandes (CE). Suplentes: Eduardo Bolsonaro (SP), Marcos Feliciano (SP) e Nikolas Ferreira (MG).
- Bloco do PT – Titulares: Rubens Pereira Jr (PT-MA), Rogério Correia (PT-MG) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ); suplência: Arlindo Chinaglia (PT-SP), Carlos Veras (PT-PE) e Delegada Adriana Accorsi (PT-GO).
- Bloco do Psol e Rede – Titular: Érika Hilton (SP). Suplência: Pastor Henrique Vieira (RJ).
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Imagina a lambança que esse Alcolumbre vai fazer numa CPMI. Falta dignidade.
MORO VAI DEITAR E ROLAR, NENHUM DELES NA MAIORIA TEM CONHECIMENTO JURÍDICO A NÍVEL DE MAGISTRADO.
Não tenho conhecimento técnico para julgar, mas tem alguns nomes bem estranhos ali, Alcolumbre, Soraia, Randolfo, Aziz, enfim aquela galerinha que só pensa em destruir o Brasil em beneficio próprio. Se essa comissão for composta por muita gente desse tipo, será a edição 2 da CPI da Covid, enganar, mentir e abastecer a midia aberta com noticias falsas. Será mais uma vez um tiro no pé do cidadão de bem brasileiro.
Tô sentindo a pizza queimando já.
A professora Dorinha Seabra é senadora pelo TOCANTINS.
O império contra ataca: esse congresso deveria concorrer ao Oscar da picaretagem!!!!