O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), recebeu, na tarde desta terça-feira, 23, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, na Casa. O encontro, que contou com a presença de alguns líderes partidários, ocorre em meio a embates entre o Executivo e Lira.
Conforme apurou Oeste, o encontro serviu para tentar chegar a um acordo sobre a recomposição de parte das emendas de comissão vetadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lei de Diretrizes Orçamentária de 2024. Contudo, nenhum acordo foi fechado, segundo interlocutores.
Na quarta-feira 24, deputados e senadores se reúnem em uma sessão do Congresso Nacional destinada a analisar vetos presidenciais, que vão desde o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro aos vetos de Lula.
A ala governista tenta fazer um acordo para que ocorra uma derrubada parcial do veto, no valor de R$ 3,6 bilhões, em vez dos R$ 5,6 bilhões vetados por Lula. Segundo os governistas, o governo federal não teria de onde tirar o valor total.
Como mostrou Oeste, há algumas semanas, Lira externou seu descontentamento com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O deputado alagoano chamou Padilha de “incompetente” e “desafeto pessoal”.
O desentendimento já era notório há alguns meses e fez o presidente Lula colocar Rui Costa como mediador entre Lira e o Palácio do Planalto.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
O teatrinho mambembe da tesourinhas de unha. Essa Lira de uma nota só toca somente o que lhe convém, nunca vi um presidente da Câmara tão covarde.