Líder do governo Lula na Câmara, o deputado federal José Guimarães pode se tornar o próximo presidente do PT. Em 2005, um assessor desse mesmo parlamentar foi detido no Aeroporto de Congonhas com milhares de dólares presos ao corpo, dentro da cueca.
A possível candidatura esteve entre os temas abordados por José Dirceu em uma entrevista concedida na quinta-feira 2. Ele disse que pode apoiar José Guimarães “com prazer” na disputa pela presidência da legenda.
Presidente do PT entre 1995 e 2002, José Dirceu foi ministro da Casa Civil do primeiro governo Lula, cargo que deixou em 2005, depois de ser acusado de comandar o primeiro grande esquema de corrupção ligado ao partido — o Mensalão. Na esteira do escândalo, ele teve o mandato de deputado federal cassado naquele mesmo ano.
“Falei pessoalmente ao José Guimarães que, se ele for o candidato escolhido dentro da nossa corrente dentro do partido, farei campanha para ele com o maior prazer”, disse José Dirceu ao portal O Povo, do Ceará.
O grupo citado pelo político se chama Construindo um Novo Brasil (CNB). Trata-se de uma corrente interna que surgiu em 2007, em meio aos desdobramentos do Mensalão. Seus fundadores faziam parte da alta cúpula do PT à época, alguns deles chegaram a ser presos e condenados por corrupção — José Dirceu é um desses exemplos.
O possível futuro presidente do PT
José Guimarães é deputado federal pelo PT do Ceará desde 2007. Era parlamentar na Assembleia Legislativa do mesmo Estado em 2005, quando US$ 100 mil foram encontrados na cueca de Adalberto Vieira da Silva, seu assessor.
Adalberto também portava uma maleta com US$ 200 mil. Esse dinheiro foi descoberto no raio-X do Aeroporto de Congonhas, o que chamou atenção da Polícia Federal. Ele chegou a ser condenado pela Justiça, diferentemente de José Guimarães, cuja ação para investigar o envolvimento prescreveu.
Os dólares na cueca também levaram à renúncia de José Genoíno da presidência do PT. Ex-deputado federal e irmão de José Guimarães, Genoíno chegou a ser condenado por causa do Mensalão.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Haja cuecão para ele encher de dólares.
PT é incompatível com normas básicas da civilização. É um mal absolutamente desnecessário.
Perfeito , com essa capivara é a pessoa certa pra liderar a quadrilha…
O deputado do mensalão, condenado e preso virou presidente do PL…….não vejo 1 reportagem sobre isso….porque será?????
Nem sobre a 2 prisão por porte ilegal de armas…….
culpado é o povo do estado dele que insiste em votar num Corrupto desse , é por isso que o Nordeste nunca sai da Pobreza .Acorda meu povo do Nordeste tira esses Inuteis do poder
Alem de bandido, gosta de usar a moeda do tio Sam como supositório.
Perfeito!
Nada mais coerente … o lixo presidindo lixo.
Nada mais previsível. O cara é um bandido, já tem requisitos pra presidir a facção PT.
Sem qualquer surpresa. O passado notório de corrupção é pré requisito para alcançar cargos mais elevados na estrutura desse partido.
Tem uma capivara nova dele rolando por conta das emendas de comissão, acho que esses ataques são da própria esquerda brigando pela presidência do PT.
Tudo a ver com esse partido.
Ser ele ou qualquer um dessa facção de corruptos, tanto faz. Todos têm histórico de corrupção.