O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) ingressou nesta quinta-feira, 5, com uma ação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra um decreto do presidente Lula que cria a Procuradoria Nacional da Defesa da Democracia. Na quarta-feira 4, Jorge Messias, advogado-geral da União, explicou que o órgão tem a missão de “enfrentar à desinformação” sobre políticas públicas. Assim, esse tópico seria uma espécie de “ministério da verdade” na gestão Lula.
“Se não existe nenhum texto legal que define o que é desinformação, quem será o responsável por decidir o que é verdade e o que é mentira? O Lula?”, interpelou Sampaio entre entrevista a Oeste. “Essa função cabe ao Ministério Público e não à Advocacia-Geral da União, como o PT quer. Se não derrubarmos esse decreto, Lula pode usá-lo para patrulhar pensamentos, censurar críticas e perseguir adversários. Espero que o Ministério Público acolha minha representação e atue junto ao Supremo para derrubar essa medida absurda e autoritária. Afinal, para defender a democracia já temos a nossa constituição.”
URGENTE: acabo de ingressar com a primeira representação contra o desgoverno de Lula. Vamos pra cima! pic.twitter.com/7aOQOSA4So
— Carlos Sampaio (@carlossampaio_) January 5, 2023
O novo decreto de Lula certamente facilitará a própria manutenção no poder, de acordo com Sampaio. Agora, o parlamentar aguarda o acolhimento da representação por parte da PGR. Desse modo, a procuradoria, que possui legitimidade para ir ao Supremo Tribunal Federal, pedirá à Suprema Corte a suspensão liminar do “enfrentamento à desinformação”, decretado pelo petista.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Diz que é piada o Sampaio estar preocupado com essas desmedidas do L… Recorrer ao stf? Hein?
Corajoso, mas qual justiça ?
Só espero que não seja muito tarde e que o congresso tenha de fato algum protagonismo.
Entrou na justiça? Que justiça,?
Ainda temos políticos preocupados com a liberdade de expressão.
CONGRESSO ACOVARDADO À ESPERA DA OFERTA DO PIXULECO$
Típico de regimes autoritários. Parabéns ao deputado pela iniciativa; infelizmente não ´podemos esperar muito do STF (se é que a representação vai chegar lá) haja vista que a contaminação é generalizada. Se o parlamento continuar se acovardando, teremos muitas outras iniciativas semelhantes para “proteger a democracia”
Pelo visto o Lula e sua quadrilha não estão com sede só de dinheiro público, estão com sede de comunismo, censura e ditadura também.
É isso que rola em países autoritários, a informação que chega no final da linha é a que eles querem, calando os contrários. Espero que a direita se organize e comesse a construção de paredes em larga escala.
Parabéns ao Deputado Carlos Sampaio, um exemplo para seus colegas. Tem que entrar sim na justiça contra todas as arbitrariedades, abusos de poder e atos de tirania. Mesmo que não dê em nada, tem que denunciar com ações concretas na justiça!
A China comprou o Brasil
Tá parecendo o governo do Maduro na Venezuela!