A disputa interna pelo comando do União Brasil gerou atritos entre o atual presidente da legenda, deputado federal Luciano Bivar (PE), e o líder do partido na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA), tido pelo partido como favorito na disputa pela sucessão da presidência da Câmara dos Deputados. A eleição da nova Mesa da Casa vai acontecer apenas em fevereiro 2025.
Conforme noticiou o jornal O Globo, Elmar disse, durante uma reunião com cerca de 20 deputados, que Bivar teria ameaçado seu oponente na disputa pelo comando do partido, o empresário e advogado Antônio Rueda, e seus familiares. Ao ser interpelado por jornalistas sobre a informação, Bivar se disse “surpreso” com a fala de Elmar.
“Tive uma reunião com o líder Elmar na sexta-feira na casa do senador Ciro Nogueira”, disse Bivar. “Essa gravação, que o Elmar fala, que me causa surpresa. Perguntei a ele e ele não me falou nada. Não sei de que lado está o líder Elmar.”
“Só fico preocupado porque ele é o candidato nosso para a sucessão do Lira, mas tendo esse comportamento dúbio, nos deixa preocupado. Se isso for acontecer, o União Brasil vai lançar outro candidato a presidência da Câmara, se tiver apoio de outros partidos.”
Depois, Bivar admitiu ter ameaçado Rueda, mas negou que as palavras tenham se entendido aos familiares.
A jornalistas, Bivar relatou uma conversa via telefone que teve com Rueda na segunda-feira 26, que, segundo ele, foi gravada por Rueda sem ele saber.
“Eu disse que as propostas indecorosas que ele estava fazendo eu não aceitava e que iria ‘fud*r’ ele”, contou Bivar, sem detalhar quais propostas “indecorosas” Rueda fazia.
“[O áudio] foi picotado, um estado emocional de parte a parte e eu não sei qual foi a minha parte que ele omitiu e qual foi a parte dele que ele está divulgando”, declarou.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Será que ainda existirá o Congresso até lá? Pelo andar da carruagem da toga, deverá ser fechado por conta de sua inutilidade.
A máfia se enfrentando… que nível!