O governo do presidente Lula anunciou, nesta quarta-feira, 26, o nome do novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O economista do PT Marcio Pochmann foi o escolhido pelo petista.
“Marcio Pochmann vai para o IBGE e não teve nenhum ruído sobre isso”, declarou o ministro da Secom, Paulo Pimenta, depois de se encontrar com o chefe do Executivo. “Vai ser o presidente, vai assumir o IBGE.”
Professor da Universidade de Campinas, Pochmann era defendido pelo PT, mas sofria resistência de uma parte do Ministério do Planejamento — que é comandado por Simone Tebet.
Entre 2007 e 2012, o novo presidente do IBGE comandou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e participou da transição do governo petista depois das eleições de 2022.
O economista do PT também presidiu a Fundação Perseu Abramo — que organizou o encontro do Foro de São Paulo neste ano —, foi candidato à prefeitura de Campinas pelo partido em 2012 e 2016, candidato a deputado federal em 2018 e comandou a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade durante governo de Marta Suplicy (PT), em São Paulo.
Atualmente, Cimar Azeredo é quem comanda o IBGE de forma temporária. A data para a posse de Pochmann ainda não foi definida.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Agora as estatísticas serão as melhores para esse desgoverno. Mais um para integrar a equipe desqualificada do Luladrão.
E agora? Será que será mantida a credibilidade do IBGE? O risco é a perda de qualquer referência confiável.
COM M CERTEZA, A PARTIR DE AGORA, TIDAS OS DADOS DO IBGE SERÃO “FIDEDIGNOS”. A INFLACAO NUNCA MAIS CRESCE E O PIB VAI DISPARAR. SO QUERO VER QUANDO A BARRIGA DO POBRE DOER, SE VAI RESOLVER MAQUIAR NUMEROS
Não conseguiu ser eleito, pelo que verifiquei. Portanto merece o prêmio dado pelo lularápio.