Na tentativa de costurar algum acordo para garantir uma divisão nos espaços, os líderes partidários do Senado adiaram a eleição para a presidência das comissões para a próxima semana. Inicialmente, o ato iria acontecer na quinta-feira 2.
Nesta quarta-feira, 1°, os blocos estavam reunidos para fazer as indicações dos membros que iriam liderar os 14 colegiados fixos, de acordo com a proporcionalidade partidária. Mas as negociações parecem não ter chegado ao fim.
Na terça-feira 28, durante a reunião de líderes, a oposição fez um apelo para que os partidos apoiadores da reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) concedam também algum espaço para o bloco no comando das comissões.
As legendas, no entanto, alegaram que foi uma escolha dos opositores lançar a candidatura de Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição, contra Pacheco. Desse modo, isso os deixaria em um limbo. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), disse que muita conversa ainda vai acontecer nos próximos dias.
Normalmente, os parlamentares acertam os comandos dos colegiados conforme as bancadas e as chapas formadas na disputa para a presidência do Senado. Desse modo, a eleição apenas formalizaria os acordos.
“Não tenho dúvida que o bom senso vai imperar”, disse Marinho. “Essa é uma Casa de pares. Dentro do Parlamento, quando há dificuldade de convivência, há dificuldade de votar matérias importantes para o próprio governo.”
Conforme Oeste apurou, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) deve continuar no comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante do Senado. Os colegiados analisam e alteram todos os projetos que passam pela Casa. Depois, eles encaminham o parecer para a votação em Plenário. As comissões permanentes da Casa têm renovação de presidentes a cada dois anos.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].