A oposição publicou um manifesto, nesta quarta-feira, 4, no qual pediu o apoio da população, no 7 de Setembro, para a anistia aos presos do 8 de janeiro e o arquivamento dos inquéritos conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Conforme os parlamentares, a primeira investigação sob comando de Moraes, a das fake news, chegou a ser considerada inconstitucional pela Procuradoria-Geral da República, mas foi ignorada pelo STF. O procedimento deu vida a outros, e também sigilosos.
“Tais decisões, com viés arbitrário e autoritário, ameaçam a liberdade de expressão dos cidadãos, a liberdade de imprensa, e até mesmo a inviolabilidade dos mandatos parlamentares, que são protegidos por imunidade em suas opiniões, palavras e votos”, observou a oposição, no documento.
Ao citar os diálogos revelados pelo jornal Folha de S.Paulo, os quais mostram atuação ilegal de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, a oposição observou que os “alertas” feitos por ela “se confirmaram de forma inconteste e revelaram que o ministro montou uma estrutura direcionada para produzir relatórios contra alvos predefinidos, corroborando decisões preestabelecidas para aplicação de multas e restrições de direitos contra cidadãos e veículos de comunicação do espectro político contrário ao governo de ocasião”.
7 de Setembro na Avenida Paulista
Desde o início do mês, a oposição tem se mobilizado pelo 7 de Setembro. O protesto, contudo, ganhou força com as mensagens sobre Moraes e também com a suspensão do Twitter/X no Brasil, por decisão do ministro.
Os organizadores do ato esperam reunir mais ou menos 1 milhão de pessoas na Avenida Paulista.
Em contrapartida ao ato da direita, o presidente Lula convocou uma série de autoridades para acompanhar o desfile do Exército na Esplanada dos Ministérios, entre elas, o próprio Moraes, que confirmou presença.
Leia também: “Anistia já”, reportagem publicada na Edição 232 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
No meu ver, o manifesto deveria pedir a anulação de toda a sua atuação sobre o 8 de janeiro. Não houve golpe e, portanto, não se pede anistia por aquilo que não aconteceu. Todos os processos de Moraes são inconstitucionais desde a origem.
Vítima de processos ilegais e imorais da DITADURA do triunvirato mentiroso a bradar “democracia” mais falsa que nota de 3 reais o país precisa ser pacificado urgentemente como já o foi em outras oportunidades … chega de ditadores fabricados pelas cortes para o que ol povo bem vê … ou freiam os ditadores pela lei ou poderemos enfrentar uma guerra civil imprevisível, são tão cegos que não vêm isto?
O STF criou diversas jurisprudências de exceção, todas ilegais e inconstitucionais, e tornou-se refém
O STF não tem como retroceder e encerrar toda essa montanha de inquéritos sem lastro e consistência.
Não há como seguir regras e os ditames da constituição tantas vezes descumpridas e vilipendiadas.
Pelo visto, a melhor alternativa será a dissolução do STF!
Essa dita oposição parece que não entendeu muito bem o que está acontecendo e está mais perdida do que cego em tiroteio. Enquanto isso o país vai se afundando cada vez mais.
O povo muda este país ou vamos mergulhar numa catástrofe sem precedentes, e pior, sem retorno à normalidade e liberdade democrática !!
A escolha dos destinos do Brasil, está nas mãos da população !!
Vamos participar, esses desmandos do Xandão tem que acabar 💪💪🇧🇷🇧🇷
O Bolsonaro já foi pelo mesmo caminh odizendo que seria uma vergonha um impechmeant de um ministro do stF. Mas pediu ao MOraes tirar a maldade do coração e pensr no povo brasileiro. Ou seja, 7 de setembro será um movimento pacífico de protesto, mas com pauta orientada pelo Bem.