“A lei sou eu”, grita o desempenho do ministro Alexandre de Moraes no que certamente seria seu derradeiro agosto no Supremo Tribunal Federal se fosse verdade que, como vivem recitando os figurões da República, as instituições estão funcionando perfeitamente. Haja cinismo. O Executivo e o Legislativo continuam fingindo que nem notaram a mudança na paisagem: entre o começo de 2019 e este agosto inverossímil, o Judiciário confiscou atribuições alheias, tornou-se uma entidade política e, para normalizar a anormalidade, instalou a ditadura do Judiciário, chefiada por Alexandre de Moraes. Como se verá nas manifestações do Sete de Setembro, milhões de brasileiros estão inconformados com os abusos, delinquências e desmandos protagonizados por superjuízes de novela mexicana. Essa imensidão de gente desdenhada pelo consórcio no comando acompanhou com perplexidade e asco a pedagógica série de reportagens publicadas pela Folha de S.Paulo a partir do dia 13, assinadas pelos jornalistas Glenn Greenwald e Fabio Serapião. Quem tem mais de cinco neurônios juntou-se de imediato ao coro que exige a restauração da democracia desenhada pela Constituição de 1988.
Lula e seus ministros não deram um pio sobre o escândalo. Absorvida por negociações sobre o tamanho e o modelo das emendas parlamentares, a maioria dos deputados e senadores está ocupada demais com as eleições municipais. Juram que não houve tempo para examinar as revelações amparadas em mensagens e áudios enviados por WhatsApp. Os demais integrantes do Timão da Toga não viram nada de mais nas informações que escancaram ações indecorosas do grupo formado por Moraes depois de ter transformado numa coisa só os porões do STF e do Tribunal Superior Eleitoral. Ao longo de 2023, como provou a Folha, os juízes-auxiliares Airton Vieira e Marco Antônio Vargas, diretamente subordinados a Moraes, foram incumbidos de caçar justificativas para punições já decididas pelo carrasco compulsivo. Nessa missão, a dupla de magistrados contou com a ajuda do perito forense Eduardo Tagliaferro, chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE. Se o alvo figurasse na lista dos perseguidos preferenciais, qualquer suspeita virava prova robusta. Caso não surgissem sequer vestígios de culpa, os investigadores que costurassem alguma fantasia.
“Moraes usou TSE fora do rito para investigar bolsonaristas no Supremo”, murmurou a manchete da reportagem que abriu a série. É provável que, a cada cem leitores, 99 ignorem o que significa “fora do rito”. Que tal substituir a misteriosa expressão por um claríssimo “ilegalmente”? Tranquilizados pela timidez da Folha e pelo silêncio dos prisioneiros do medo, Moraes e seus aliados iniciaram a contraofensiva no mesmo dia 13. Numa sessão do STF, o vilão da história jurou que nenhum rito caíra fora dos trilhos. Uma toga solidária confirmou que as normas legais não tinham sofrido um único arranhão. Outro eminente colega garantiu que todos os nomes mencionados no material obtido pela Folha engrossavam havia muito tempo a imensa freguesia da maior vara criminal do planeta. Descobriram em poucas horas que haviam derrapado na afoiteza.
No dia 14, o segundo capítulo da série revelou que o perito Tagliaferro, encarregado de garimpar motivos para que Oeste fosse desmonetizada pelo YouTube, atreveu-se a enxergar apenas “publicações jornalísticas” no que vira ao longo de minuciosas inspeções. O problema foi resolvido num diálogo resumido em duas frases encerradas com risos eletrônicos: “Use sua criatividade rsrsrs”, sugeriu o juiz Vieira. “Vou dar um jeito rsrsrs”, rendeu-se o perito. Permanece desconhecido o jeito que deu. O que se sabe é que a desmonetização chegou poucas semanas depois e só se retirou muitos meses mais tarde. Esse episódio conduz à constatação perturbadora: o ministro que sempre dispensou provas de culpa para punir alguém agora também se vale de provas fabricadas ou adulteradas para castigar inocentes.
Numa genuína democracia, o mais arrogante dos togados e seus doutores em vassalagem já estariam à procura de outro emprego. Num Brasil algemado pela tirania dos togados (codinome “democracia relativa”), o Supremo Ministro não perdeu tempo com explicações sobre as delinquências devassadas nas catacumbas do Judiciário. Neste 17 de agosto, por exemplo, a Folha contou que os parteiros de bandalheiras examinaram com carinho a ideia de escalar um jagunço para raptar Allan dos Santos, e trazer de volta o jornalista brasileiro cuja extradição foi sumariamente rejeitada pelo governo americano. No dia 21, abriu mais um inquérito sigiloso, agora para descobrir quem e como vazara o acervo de documentos divulgados pela Folha. O que pretendia era quebrar o sigilo da fonte, assegurado pela Constituição. Se quisesse esclarecer os detalhes dos crimes, nem precisaria sair de casa. Bastaria ligar um gravador e confessar tudo o que fez.
Para Moraes, foi um agosto e tanto. Além de lidar com as bandidagens que apadrinhou, encontrou tempo para piorar a vida dos brasileiros que tropeçaram no seu reino. No dia 27, por exemplo, proibiu a Folha de entrevistar Filipe Martins. Acusado de ter feito uma viagem que não existiu, o ex-assessor para assuntos internacionais de Jair Bolsonaro ficou preso seis meses. Ao constatar que não conseguiria o que efetivamente procurava — uma delação premiada que atribuísse qualquer crime, contravenção ou pecado ao ex-presidente —, o recordista mundial de encarceramento em massa concordou em mandar Martins para casa, mas sem devolver ao perseguido preferencial o direito de ir e vir. Com uma perna aprisionada pela tornozeleira eletrônica, Martins não pode sair de casa durante a noite e nos fins de semana. (Nos seus tempos de hóspede da Polícia Federal em Curitiba, Lula concedia entrevistas uma vez por semana e trocava ideias com Janja no tempo restante. Martins só pode abrir a boca com parentes. Em casa.)
Na manhã do dia 28, sempre convencido de que certidão de casamento é prova de delito grave, Moraes derrubou as redes sociais da advogada Paola Silva, mulher do ex-deputado Daniel Silveira, que também teve o passaporte cancelado. Caso descumpra alguma exigência, Paola pagará uma multa diária de R$ 200 mil. À noite, o Supremo Vigilante ordenou ao governo do Rio de Janeiro que submetesse Daniel Silveira a um “exame criminológico”. Entre uma violência e abuso, o ministro resolveu concentrar-se no duelo com Elon Musk, que reiniciara no dia 18 com outro monumento à insanidade. Como ambas as empresas pertencem ao empresário inimigo, Moraes bloqueou recursos da Starlink a pretexto de assegurar o recebimento das multas que andou aplicando ao X, antigo Twitter. O dia 28 nem acabara quando o artilheiro a serviço da nada santa inquisição resolveu superar-se: usou a página do STF no X para exigir que Musk nomeie um novo representante no Brasil em no máximo 24 horas.
Se jogar no lixo a primeira intimação da história transmitida por um post no X, o homem mais rico do mundo terá de enfrentar o empobrecimento decorrente das multas anabolizadas por Moraes, cujos valores são de assustar até tesoureiro do PCC. Musk não perdeu a chance de revidar com memes, caricaturas e piadas que confundiram o adversário que decidira lutar no perigoso terreno da galhofa. Mas esbanjou seriedade e compaixão ao comunicar que a Starlink não vai deixar ao relento milhões de brasileiros que dependem dos seus satélites para comunicar-se com o restante do mundo. O ministro acelerou a marcha da insensatez. Avisou que o X será banido do Brasil se não identificasse os destinatários das ameaças, pressões e variações de censura confeccionadas pela usina de arbitrariedades gerenciada por um ex-promotor que, até a chegada ao Supremo, não julgara sequer concurso de miss.
A ditadura do Ato Institucional nº 5 durou dez anos. Sepultada em janeiro de 1979, abreviou a aprovação pelo Congresso da anistia ampla, geral e irrestrita. Cadeias foram esvaziadas, exilados regressaram ao Brasil, políticos que ainda eram jovens quando foram cassados retomaram a carreira com sucesso. Em 1989, o fenômeno da polarização foi reprisado na primeira eleição presidencial decidida nas urnas. O embate entre Lula e Fernando Collor foi feroz, mas não reabriu as feridas cauterizadas pela anistia. A Constituição de 1988 não teria nascido com boa saúde se a anistia não abrandasse os ódios e antagonismos alimentados pela guerra suja.
Aglomerados no beco aparentemente sem saída, aflitos com a densa escuridão no túnel sem luz à vista, incontáveis brasileiros se voltam no momento para o Congresso. Cabe ao Poder Legislativo conceber e aprovar a anistia que já não se pode adiar
Passados 35 anos, é hora de recorrer à mesma fórmula salvadora. Alexandre de Moraes é um combatente que não admite recuos. Como o corredor de Fórmula 1 que não para sequer em pit-stops, como o boxeador que insiste em atacar mesmo quando levado às cordas, como o atacante que jamais volta para socorrer um zagueiro, ele segue em frente mesmo quando percorre a trilha que conduz ao penhasco. Desprovido do sentimento da compaixão, pouco lhe importa que a multidão de presos do 8 de janeiro inclua mães de filhos sem parentes a procurar, octogenários adoentados, professoras em luta contra o câncer. Ele jamais mencionou os nomes dos que já morreram.
Aglomerados no beco aparentemente sem saída, aflitos com a densa escuridão no túnel sem luz à vista, incontáveis brasileiros se voltam no momento para o Congresso. Cabe ao Poder Legislativo conceber e aprovar a anistia que já não se pode adiar. Para o jurista Adilson Dallari, é essa a melhor forma de resolver pacificamente uma questão social de solução especialmente delicada. “Todos saem ganhando”, enfatiza Dallari, que inclui nesse rol também as autoridades do Judiciário responsáveis por condenações ilegais. Já tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara um projeto de lei, apresentado pelo deputado Major Vitor Hugo, que perdoa todos os manifestantes. O vice-presidente da Academia Paulista de Letras Jurídicas, Dircêo Torrecillas Ramos, sugere que todos os investigados nos inquéritos de Moraes sejam incorporados à multidão de beneficiários. “Muitas ilegalidades foram cometidas já no nascimento dessas investigações”, pondera o jurista. “Além disso, as mensagens reveladas pela Folha de S.Paulo podem justificar a anulação de muitas decisões do Judiciário.”
A imensidão de manifestantes que voltarão às ruas no Sete de Setembro agrupa brasileiros de diferentes correntes políticas. Mas todos sonham com a plena democracia, e portanto já existe a mais unificadora palavra de ordem: “ANISTIA JÁ”. Quem é contra a anistia jamais será perdoado.
Leia também “Jobim é isso aí”
Só me digam para que existem os outros juízes se somente um decide.
Perfeito! Irretocável !
Mas sem anistia para o psicopata e seus comparsas que acataram ordens ilegais, pois os injustiçados presos, estão sofrendo até hoje. Que sofram penas duras por seus crimes.
Que aprendizado a leitura dos artigos do Mestre Augusto!
Por que o GDIAS removeu as proteções dos edificios da Praça dos Tres Poderes? Por que foram retiradas todas as proteções ? Enquanto não tivermos resposta SUFICIENTE para essa questão não se pode falar em GOLPE. ANISTIA JA !
Enquanto não soltarem o pessoal do 8 de Janeiro, o Brasil, vai continuar dividido. Pois o OVO passou de todos os limites.
A ditadura alexandrina está em vigor e avança ferozmente sobre a Constituição Federal.
Quem “banca” essa turma, devem ser os empresários que escaparam das multas e dos Acordos de Leniência das suas empresas. Grana compra literalmente tudo neste Pais em que o futuro é duvidoso e o passado é incerto…
Não devíamos repetir o que é errado ANISTIA PRA QUEM FOI CONDENADO . DEVIAMOS FALAR DE ANULACAO , POIS FALTOU O DEVIDO PROCESSO LEGAL!?!? E DESCUMPRIMENTO/ DESRESPEITO DO “PERDAO” DADO A DANIEL , NA EPOCA O ENTAO PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO!?!? SE O PAÍS ACEITAR ERROS COMO PRISÕES SEM D3VIDO PROCESSO LEGAL, TEREI EM BREVE CANCELAR MINHA ASSINATURA OU O XANDAO O FARÁ , TEREI DIREITO A REEMBOLSO!?!?HUMMMM
Não entendi direito espaço a DELTAN, e não vi espaço a MARÇAL..
Impecável o artigo.
Nenhuma constituição prevê sua própria substituição…mas apenas emendas à ela e de forma sempre limitada e restrita. No entanto o Brasil já teve para mais de seis CF’s. Como isso aconteceu? Foi de forma “constitucional” que cada uma delas foi substituída, ou foi somente de forma “legítima”? Ou será que algumas foram de forma legítima e outras não? Portanto a pergunta que se coloca é a seguinte: – Se não existe forma consitucional de se fazer uma nova constituição federal, deve ao menos existir uma forma legítima. Qual seria a forma legítima do Brasil ter uma nova constituição? Quem “unge” de legitimidade uma nova constituição?
Devemos nunca deixar isto cair no esquecimento. Estão querendo tirar o foco e colocarem no Elon Musk e no X (antigo Twitter).
A culpa pela tragédia que assola o país é do congresso, ocupado por maioria de interesseiros e/ou incompetentes. Como é característico por aqui ficam no discurso vazio que não leva a nenhuma solução efetiva, enquanto isso o povo que os sustenta como faraós é humilhado e vilipendiado.
Só resolve colocando essa corja de ladrão comunista terrorista narcotraficante genocida bandidos de primeira linha da política, no xadrez e deixar lá morfando enquanto se toma decisões para a redomcratização
Interessante texto
Pessoas presas sem processo legal, fechamento do X. Nunca imaginei que passaria por isso. Eu que votei a primeira vez depois dos 20 anos. Votei no Fernando Henrique, no Alkimin e etcetera. Estou muito decepcionada, no dia 07/09 estarei na Paulista.
Grande Augusto Nunes. Parabéns. Como sempre irretocável.
Não há o que entender quanto às atitudes do xandao. É um psicopata. Mas os outros ditos juízes do STF?
Lamentável.
Mestre Augusto, sempre perfeito.
Realmente, imaginem o sofrimentos de tantas pessoas presas ilegalmente, sob os desmandos deste agente fora da lei chamado Alexandre de Moraes. Acredito que chegará o dia que poderemos falar abertamente que ele é um criminoso, não é possível que tanta ilegalidade passe impune.
Mestre Augusto Nunes, analise cirúrgica, brilhante.
O Mestre Augusto Nunes, preciso como sempre.
Temos que nos unir e lutar para o Brasil, voltar a ser uma Democracia.
Não desejamos acabar com o STF, sabemos que o judiciário e o terceiro poder, mas que o STF, cumpra o que está estabelecido na Constituição de 88 que é ser guardião da mesma.
O STF não pode e nem deve agir como o quarto poder Moderador, como afirmou um ministro, ou invadir o poder Legislativo é criar e inventar Leis, ou anda invadir o Executo censurando e vetando atos administrativo.
Sou de opinião, que os Ministros do STF, TSE, sejam juízes de carreira, com 65 anos ou mais, isto já limitaria o prazo de 10 ano no máximo na Corte.
Não haveria INDICAÇÕES, seria escolhidos através de sorte por CPF, de todos os Juízes do Brasil, com a idade prevista, que não tenha,vínculos de qualquer especie com partidos políticos, com fichas limpas, etc. Ou ainda, através de voto nas eleições majoritárias.
Basta de indicações de advogados, incompetentes, corruptos, políticos, apadrinhados por poderosos da hora.
PATRIOTAS, NAS ELEIÇÕES, PARA PREFEITOS E VEREADORES, TEMOS QUE ELEGER O MAIOR NUMERO POSSÍVEL DE CANDIDATOS DE DIREITA. PESQUISEM BEM PARA DAR O SEU VOTO.
ISTO VAI NOS FORTALECER, PARA EM 2026 ELEGERMOS UM CONGRESSO FORTE DE DIREITA, ELEGENDO A MAIORIA DE SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS, QUE NÃO TENHAM RABO RESO NO STF OU TSE.
SÓ ASSIM HAVERÁ UMA ESPERANÇA DE MUDANÇA NESTE PAIS.
Augusto, sua caneta não é mágica, ela apenas redige sua genial capacidade de análise. Mais um belo texto .
Bravo, Augusto!
Já não me surpreendo com as atitudes do ministro Alexandre, não consigo entender o porquês dos outros ministros não se manifestarem, será que vão esperar alexandre decretar formalmente a decadência deste país?
Já não me surpreendo com as atitudes do ministro Alexandre, não consigo entender o porquês dos outros ministros não se manifestarem, será que vão esperar alexandre decretar formalmente a decadência deste país?
O Brasil das trevas, dando início.
A anistia n pode abarcar Moraes e seus comparsas do STF. Esses tem q pagar e apodrecer na cadeia.
Augusto, que não consigam te calar nunca! Você é uma das poucas vozes que ainda restam do Brasil decente.
Anistia já para todos os presos políticos. Alexandre de Moraes é um tirano, rasgou a Constituição com seus cúmplices do STF e determina o que deseja para seus alvos.Existem os perseguidos preferidos,famílias foram destruídas e refugiados que se asilaram na Argentina e vivem em situação de miserabilidade..Essa é a atual justiça brasileira.Enquanto a tirania estiver presente, não teremos liberdade. Eleições para as prefeituras estão chegando, votem pela liberdade.
Parabéns
ANISTIA JÁ, para os manifestantes do 8 de Janeiro, ilegalmente processados e condenados pelo STF, com base na fals narrativa de golpe de Estado.
Augusto Nunes é um expoente do jornalismo brasileiro.
Estou com 68 anos bem vividos e os governos militares 1964-1985 fizeram parte da minha infância, adolescência, juventude e vida adulta.
Vivi o suficiente para ver tropas e tanques na Praça Generoso Marques em Curitiba, assistir às passeatas pela anistia, assistir ao comício das Diretas Já (emenda do Deputado Dante de Oliveira) na Boca Maldita com pronunciamento do Doutor Ulisses, votar pela primeira vez para Presidente em 1989, assistir a farsa dos caras pintadas que tinha entre seus líderes ninguém menos que Lindbergh Farias, e por aí vai.
Vi Ministros do STF do quilate de Francisco Rezek, Octavio Gallotti, Sepúlveda Pertence, Carlos Velloso, Marco Aurélio, Ellen Gracie e tantos outros se honraram a toga, mas nunca imaginei que viveria o suficiente para ver a Constituição Federal e a democracia pisoteada justamente por aqueles que por ofício deveriam defende-la.
Que no próximo 7 de setembro seja uma data para os brasileiros se libertarem dos desmandos e crimes cometidos por advogados togados.
AUGUSTO NUNES – EXCELENTE ANALISE !!!
REALMENTE ESTA TUDO ERRADO !!!! NÃO RECONHEÇO ESTE BRASIL !!!!!!!!
SE ESTIVESSEMOS EM UM PAIS SERIO ESTAS REVELAÇÕES DA FOLHA COLOCARIAM O SR. ALEXANDRE DE MORAIS NÃO FORA DO STF NA CADEIA, QUE ABSURDO ELE FEZ!!!!.
SRS.
SENADORES, DEPUTADOS, ASSINANTES DA “CARTA PELA DEMOCRACIA”, JURISTAS, ADVOGADOS, JUIZES, MINISTROS E OAB..OAB…OAB…,OAB…OAB..( organização tão seria no regime militar, contestadora, apolitica, etc )
CADÊ VOCES…CADÊ VOCES….CADÊ VOCES…CADÊ VOCES….CADÊ VOCES…..CADÊ VOCES…..CADÊ VOCES………….
ANISTIA JÁ
Talvez chegou a hora da colheita para o carrasco môr, esses últimos dias tem sido bastante atípico pra quem prende e arrebenta, não há mal que dure para sempre, e nosso país não merece essa desgraça em forma de gente. Um sujeito sem comiseração, nada o abala, mantém a arrogância nos seus gestos e falas (aliás, que português sofrível), uma péssima dicção, mais os puxa sacos o fazem pensar que é uma sumidade, mal sabe ele que nos pensamentos alheios, gritam alucinadamente “o tirano vai cair”, e vai.
Onde está o congresso nacional (com iniciais minúsculas mesmo)? O inatividade dele alimentou um insignificante até se tornar o ditador mais poderoso desta vergonha mundial chamada brasil. (também minúsculo).
Mestre Augusto Nunes como sempre, perfeito no seu texto. A capa dessa edição da revista OESTE é uma esperança para milhares de famílias que tiveram suas vidas estraçalhadas pelo ministro da INJUSTIÇA. Ele não pode sair imune com a anistia. Pagará por seus desmandos. Assim espero.
Excelente como sempre mestre Augusto Nunes! Não tenho esperança mais, o Brasil já era. A corrupção bilionária pagou todos. Imaginem quantos bilhões nas contas do ditador. Só imaginem. Pois nunca será revelado. Rede globo com 37 bilhões. Tudo muito bem pago. A ditadura comunista venceu com milhões, bilhões de reais.
ANISTIA JÁ. PARA TODOS OS PERSEGUIDOS, SEM EXCEÇÁO.
Michel Temer devia entrar em ação e achar um meio de resolver os problemas criados pelos seu monstro indicado.
Michel Temer, é o principal responsável pela situação atual de desmandos no Brasil, podem ter certeza que nomeou esse picareta em benefício próprio, quem viver verá.
Meus parabéns pela a matéria, só poderia ser de quem: Augusto Nunes, nosso mestre; eles não tem limites, a tirania desses vai acabar.
I’ve a dream… ver Alexandre de Moraes sofrer um impeachment,voltar a ser um homem normal e transitar pelas ruas sem segurança… não seria excelente você estar andando nas ruas de São Paulo e avistar um Velho careca, ex-juíz indicado, cabisbaixo, caminhando e sozinho? Oh! Meu pai.. que maravilha seria…
Anistia total e irrestrita também para o ditador psicopata e torturador? Seria justa apenas para os perseguidos!
Os que Numca Deveriam ser Anistiados , ou Seja Eram Ditadores de Esquerda e só queriam ESCRAVISAR A NAÇÃO !!!
Enquanto o ministro da reportagem, expõem-se e chama toda atenção para si, mata no peito e continua toda sua trajetória de abusos, nós, ou comuns, vamos sendo enrolados nessa trama que nunca acaba, e é só, blá,blá,blá, de indignação de alguns poucos. Deixamos assim de prestar atenção nesse governo que vai surfando por todos os lados na corrupção que jamais terá freios, apoiando ditaduras e terroristas. Há um pouco mais de um mês das eleições, todas as atenções são para o STF, que vai transformando a vida dos brasileiros num inferno de contra-senso. Enquanto isso as ONGs, comemoram mais uma ajudinha para o progressismo continuar adiante apoiando pautas de liberação de, aborto, drogas e desencarceramento. “Open Socity Foundations destina recorde histórico de UU$ 31,3 milhões a ONGs no Brasil.” Onde vamos parar, isso tem fim?
Se não prevalecer o bom senso com a anistia geral e irrestrita aos presos políticos deste Brasil ou a desgraça e a injustiça trarão a infelicidade pra sempre sobre a Nação e o povo brasileiro. Deus tenha misericórdia de todos nós brasileiros.
Morte ao cabeça de ovo.
Concordo