O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais para provocar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na sexta-feira 6, o petista divulgou imagens das emas e dos filhotes que vivem no Palácio da Alvorada. A provocação ao ex-chefe do Executivo está na legenda.
“Olhem as eminhas que nasceram aqui no Alvorada”, diz o perfil oficial de Lula, no Twitter. “Elas vão crescer livres e sem o risco de serem ameaçadas com cloroquina.”
Em julho de 2020, tornou-se pública uma foto em que Bolsonaro aparece exibindo uma caixa de cloroquina para as emas. O então presidente estava em isolamento social, depois de receber diagnóstico de covid-19.
Assim como médicos e especialistas, Bolsonaro defendia o uso da cloroquina para tratar de maneira precoce os pacientes diagnosticados com a doença.
A primeira-dama e as emas
Mais cedo, no mesmo dia em que Lula provocou Bolsonaro, a primeira-dama alimentou a ninhada de filhotes de ema nascidas no Alvorada. Rosângela da Silva, a Janja, visitou os jardins da residência oficial ao lado de funcionários do governo.
“A sexta-feira começou com novas moradoras aqui no Alvorada!”, escreveu Janja, no Twitter. “Doze filhotinhos de ema nasceram e, nos próximos dias, vão ganhar uma área especial pra crescerem bem e saudáveis. Hoje de manhã elas comeram couve e passearam pelo jardim, já estão se sentindo em casa. Sejam bem-vindas!”
Ao todo, 12 filhotes nasceram na noite da quinta-feira 5. Janja deu couve à ninhada e ao macho, responsável por chocar os ovos da espécie.
As emas no Alvorada
A Casa Civil informou que, em 2023, três emas morreram: duas na Granja do Torto e uma no Alvorada. A autópsia preliminar no animal que morreu no Alvorada indicou “excesso de gordura visceral”.
As emas ficam há décadas nos jardins das residências oficiais da Presidência — o Torto, que é uma casa de campo; e o Alvorada, a residência oficial. Esses animais ajudam a controlar as pragas encontradas às margens do Lago Paranoá, como cobras e escorpiões.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Emas,passarinhos….mas não sai na rua e não tem povo!
Esses animais não deveriam estar aí. São animais silvestres e não brinquedo de desocupados.
Tudo que os comunistas sabem fazer é propaganda e somente isso. Mas os comunistas brasileiros fazem um marketing sentimentalóide de débeis mentais para débeis mentais.
Se as emas estão lá para controlar as pragas, sinto muito dizer, mas não estão fazendo bem o seu papel…
Concordo! As piores pragas elas estão deixando. Também, dessa forma elas estão se protegendo.
Quem diria … O Alvorada se tornou uma fazenda: emas, mulas, galinhas …..