O projeto de lei (PL) que faz mudanças na Lei das Estatais é uma receita para o desastre, avalia Marcelo Godke, advogado especializado em governança, direito empresarial e direito bancário. Apelidado de “Emenda Mercadante”, em alusão ao futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, o PL foi aprovado na Câmara na terça-feira 13 por 314 deputados. Falta o aval do Senado.
Entre as mudanças previstas no texto está a redução de 36 meses para 30 dias na quarentena exigida para que os indicados se afastem das atividades políticas e ocupem as presidências e as diretorias das estatais.
Relacionadas
Marcelo Godke diz que a lei deixaria de proteger a empresa para beneficiar políticos. “Para uma empresa funcionar bem, ela precisa de administradores adequados, que tenham conhecimento técnico e defendam os interesses da empresa”, afirma. “E não o do governo ou de qualquer outra pessoa”.
Para Bruno Zaramello, advogado-sócio do Zaramello Advocacia e Assessoria Empresarial, as alterações do documento representam um retrocesso. “Essas alterações têm, claramente, propósito político”, disse. “Em especial, por permitirem indicações de pessoas diretamente envolvidas na campanha eleitoral de 2022, o que fará com que, em vez de priorizar uma gestão técnica, veremos novamente o aparelhamento das empresas públicas.”
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Se o PT já aprova o que quer antes de assumir imagine depois no governo.
A esculhanbação voltou.
Tudo como dantes para roubar com o mercadante!
Cara, o esperar de bom da equipe de transação?
Tragedia anunciada!!!
Nossa luz no fim do tunel está a Venezuela!! Afinal é nossa vizinha não está tão longe..!!
E o eduardo bolsonaro votou a favor….vexame. e não adianta vir com historinha de texto base pq esse tb era ruim. Aumenta a verba de publicidade das estatais. Sem falar q nao importa o assunto o voto deveria ser sempre contra o pt. Vexame e vergonha!
O Brasil acabou – agora vivemos em um cleptocracia totalitarista sob a égide do Nove Dedos novamente.
Parabéns aos COVARDES das Frouxas Armadas, que deixaram e deixam o país sangrar em meio a eleições evidentemente fraudadas (seja pelas restrições a campanhas conservadoras, seja pelas decisões abusivas do TSE, seja pelas urnas eletrônicas), candidatos condenados, inversão completa de valores e destruíção inequívoca de liberdades individuais por tiranetes juristocratas.
Enfim, homens de farda absolutamente inúteis; melhor seria se nem os tívessemos, como já é o caso na Costa Rica.
Isso tudo vai ser o estopim para uma guerra civil. Que morram os políticos canalhas.
A facilidade com que esses caras de pau destroem nosso ordenamento jurídico, é de ruborizar. Acho que até janeiro o PT é capaz de conseguir normalizar o nepotismo.
Surpresa para zero pessoas. O projeto de lei é um descalabro, aprovado por uma câmara que é uma vergonha. Espero que essa indecência seja desfeita na próxima legislatura.
RUMO A VENEZUELA!!!
Nem começaram e já fazem estrago…
Teremos vida dura pela frente.
Gambá cheira gambá..vergonha destes deputados q votaram a favor
Conclusão: Esses Congressistas são um lixo!
A PF virou caso de POLÍCIA! Uma vergonha!🤡
⚠️ PREDERAM MAIS 4 ÍNDIOS NO QG EM BRASÍLIA.
A QUADRILHA petista está com fome e sede do dinheiro DO público. Pelo apetite, Mensalão e Petrolão serão troco, fichinha, merreca. Isso, é claro, se o Luladrão subir a rampa.
Procede que o Eduardo Bolsanaro botou a favor? Se sim, por que ele fez isso ?
Houve duas votações, o texto base e o destaque que abriu a porta para nomeações de políticos. Nessa segunda votação o inteiro PL votou contra, exceto o deputado Onix Lorenzoni.
oantagonista.uol.com.br/brasil/veja-a-lista-dos-deputados-que-votaram-a-favor-do-pl-que-autoriza-mercadante-a-assumir-bndes/
Nao justifica. O texto base tb era ruim. Aumenta verba de publicidad nas estatais entre outros absurdos a lei existente era boa, pq mudar? Sem falar tem q votar contra o pt em tudo. Vergonhoso esse voto dele e da zambelli