O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) protocolou, nesta quinta-feira, 2, um projeto de resolução que regulamenta os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) a países estrangeiros.
A proposta vale apenas para as operações superiores a US$ 100 milhões (mais de R$ 520 milhões). Caso o texto seja aprovado, as transações teriam de ser previamente avaliadas e autorizadas pelo Senado.
“Não podemos deixar que o BNDES fique exposto a repetir decisões do passado que levaram o Brasil a amargar calotes bilionários”, declarou o senador. “Entre as funções do Senado está a de fiscalizar e, esse projeto quer apenas isso, fiscalizar e avaliar operações de crédito do BNDES para evitar prejuízos ao país.”
Flávio ainda alfinetou o presidente do BNDES, Aloisio Mercadante, chamando-o de “raposa”. “Vamos lutar até o fim para garantir que os nossos escassos recursos públicos tenham uma destinação correta ao invés do bolso de uns poucos espertalhões”, concluiu o senador.
Relacionadas
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Acho que não deveria emprestar dinheiro prá nenhum país! O Brasil é um país pobre que precisa de investimentos aqui e não lá fora!
O interessante seria PROIBIR empréstimo à países estrangeiros!!! Não gostaria de ver dinheiro do meu trabalho suado, ir para os bolsos de políticos corruptos!!! Simples assim!
Entendo que o BNDES se destina a financiar o desenvolvimento interno do Brasil, portanto não pode emprestar dinheiro para outros países. Outra coisa, a limitação em 100 milhões de dolares não é garantia de que se criem subterfúgios para emprestar valores acima desse teto. As raposas sempre encontram uma forma de burlar a lei e serem salvos pelo STF.
Perfeito! Mas certamente seremos roubados novamente.
Fato!!!