O ex-deputado estadual Douglas Garcia (Podemos-SP) acionou o Ministério Público de São Paulo, nesta terça-feira, 27, contra a Gaviões da Fiel, por torcedores do Corinthians impedirem manifestantes vindos do ato pela democracia de embarcarem no metrô da capital.
Na representação, Garcia citou trecho da Lei 14.597, segundo os qual a torcida organizada responde civilmente, “de forma objetiva e solidária, pelos danos causados por qualquer de seus associados ou membros no local do evento esportivo, em suas imediações ou no trajeto de ida e volta para o evento”.
Ainda no documento, o ex-deputado mencionou o artigo 186 da Lei 10.406/2002. O dispositivo estabelece: “Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”.
PROCESSEI A GAVIÕES DA FIEL! Art. 178 § 5° e 6° da Lei 14.597 – Art. 186 da Lei 10.406/02 e Artigo 262 do Decreto Lei nº 2.848 pic.twitter.com/gn3qHQSuT7
— Douglas Garcia (@DouglasGarcia) February 27, 2024
Torcedores do Corinthians impedem manifestantes de entrarem em metrô
Em um vídeo que circula no Twitter/X, é possível ver quando torcedores do Corinthians barram a entrada de manifestantes nos vagões no momento em que as portas se abrem para o embarque e o desembarque de passageiros.
Alguns homens vestidos com a camiseta do time de futebol ficam na frente das portas para impedir a passagem enquanto gritam “não vai entrar, não”, repetidas vezes. Quando uma manifestante tenta quebrar a barreira e acessar o metrô, o grupo corinthiano grita “volta”.
Leia também: “O Brasil na vala da história”, artigo publicado na Edição 205 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Se a gente não parar esses delinquentes será muito tarde.
Além de Gang, é ligada ao PCC e Ao Nove Dedos.
Tem que condenar essas pessoas
Essa torcida é uma gang , bando
A torcida organizada não é o clube. Torcidas organizadas são gangues de maus elementos que se juntam sob um símbolo comum para praticarem atos violentos dentro e fora dos estádios, seguindo os seus líderes. Nada mais são do que gangues, que já mataram, já depredaram, já intimidaram. Nenhuma delas merece o mínimo de respeito, quem pratica crimes deve ser penalizado com rigor.
Assino em baixo. Concordo plenamente.
Parabéns, Douglas Garcia!
O time do LADRÃO já participou de quebra-quebra em S. Paulo. portanto esse ato no metrô contra patriotas é uma amostra do que se pode esperar dos esquerdistas e alguns torcedores do TIME DO STALINÁCIO.
Bando de energúmenos.
Perfeito. Tem q penalizar quem age como “dono do pedaço”. Só assim p educar esses vândalos.
sou corinthiano e achei um absurdo o que fizeram parte de torcedores dessa organizada.Pior ainda, li a Milly Lacombe do UOL, achando que “é legitimo barrar manifestante de direita entrar em vagão” fora outros despropérios desferidos na sua coluna. Essa dona é sem noção,,,,,
Ainda bem que existem entre torcedores corintianos pessoas de bem. Conheço vários torcedores corintianos que não participam de nenhuma loucura da torcida.
Aquela idiota tinha que se manifestar, até quando essa gente terá espaço na imprensa?