Os parlamentares da base governista devem pedir a saída do senador Marcos do Val (Podemos-ES) da CPMI do 8 de Janeiro. Alvo de busca e apreensão da Polícia Federal (PF), o parlamentar é membro do colegiado.
Conforme apurou Oeste, entre os políticos da base autores da solicitação estão o senador Rogério Carvalho (PT-SE) e o deputado federal Rogério Correia (PT-MG). Na terça-feira 20, a bancada deve solicitar a substituição de Marcos do Val, alegando que ele é investigado no inquérito que apura supostos atos antidemocráticos no Supremo Tribunal Federal (STF).
Por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, a PF adentrou em três endereços de Do Val: a casa dele em Brasília, a residência dele no Espírito Santo e o gabinete parlamentar no Anexo 2 do Senado.
“A busca e apreensão contra Marcos do Val parte de uma suspeita de obstrução da Justiça nos fatos relativos aos ‘atos golpistas'”, escreveu Correia em seu perfil no Twitter. “Já estou preparando uma questão de ordem para que, além do deputado André Fernandes, o senador também seja substituído na CPMI. Investigado não pode investigar.”
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].