No último mês, o governo do presidente Lula decidiu abrir o caminho da Esplanada para o centrão — liderado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Ao lado do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Lula escolheu o PP e o Republicanos para ganharem um lugar ao sol no novo governo. O petista já bateu o martelo e deve entregar um ministério para cada sigla até o fim de agosto.
Lula, inclusive, analisa a hipótese de criar mais duas pastas para acomodar o centrão e continuar blindando alguns ministérios estratégicos. Em troca, os partidos deveriam desarticular a CPI do MST.
A comissão é vista como um dos principais entraves do governo na Câmara, sendo necessário acionar, até mesmo, Lira para impedir o depoimento do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
O Republicanos e o PP também agiram rápido. Começaram o “passaralho” dos deputados mais ligados à oposição na CPI. Ao todo, sete foram substituídos. Os parlamentares nem sequer foram avisados com antecedência. Messias Donato (Republicanos-ES) ficou sabendo do desligamento por intermédio da imprensa.
No início da CPI, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) havia indicado alguns nomes para a cota do PP no colegiado — é o caso do Coronel Meira, que, apesar de integrar o PL, entrou na cota do PP.
Contudo, o PP e passou por cima do acordo feito com a FPA e substituiu até mesmo Meira no colegiado. A deputada Magda Mofatto (PL-RO) entrou na cota do Patriota, mas também foi desligada do colegiado na quarta-feira 9 sem ser avisada.
Confira os nomes que saíram:
- Magda Mofatto (PL-GO);
- Coronel Meira (PL-PE);
- Clarissa Tércio (PP-PE);
- Nicoletti (União Brasil-RO);
- Alfredo Gaspar (União Brasil-AL);
- Messias Donato (Republicanos-ES);
- Diego Garcia (Republicanos-PR);
Confira os deputados que entram:
- Marreca Filho (Patriota-MA);
- Átila Lira (PP-PI);
- Mário Negromonte (PP-BA);
- Damião Feliciano (União PB);
- Carlos Henrique Gaguim (União Brasil-TO);
Com maioria governista, CPI do MST não deve ser prorrogada
O relator da CPI do MST, deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), disse que as investigações do colegiado não devem ser prorrogadas por mais dois meses.
A ação de Salles indica uma estratégia da oposição, que não vai ceder as rédeas da investigação para o governo. A previsão para o fim da comissão é 14 de setembro deste ano.
“Não queremos continuar a CPI desse jeito”, declarou. “Será um desserviço para a agropecuária. Quem perdeu com isso foi o agronegócio. Aliás, foi uma derrota da FPA, que tem 300 membros na Câmara dos Deputados. Foi a força dela que foi subjugada nesta CPI.”
Com a ação do centrão para substituir os membros da CPI, o governo fica com mais votos e cada vez será mais difícil de aprovar requerimentos favoráveis à oposição. Desse modo, a continuação das investigações poderia comprometer o relatório de Salles, ao entregar de bandeja o documento nas mãos do governo.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Esse PP e Republicano viraram um LIXO!!!! Jamais terão os votos da minha família
Os únicos a favor do povo, continua sendo bolsonaro, por isso fica visível a perseguição. Olhem quem segue o pt e aponte um honesto e a favor do povo. “Eles odeiam a classe média ” e os classe baixa ainda acreditam neles…muitos abrindo os olhos…mas a ditadura já tá instalada.
É dando que se recebe, como inaugurou um antigo velhaco acho que do MDB, chamado Roberto Cardoso Alves, mais conhecido como Robertão, algumas décadas atras.
A sujeira e a podridão na politica vem de longe
As regras das CPI’s deveriam ser mudadas, ou sempre virarão pizza. Quem não assinar o documento para abertura de uma CPI, não pode sentar na mesa diretora e a participação de partidos que não assinaram com pelo menos 50%, sequer deveria estar como participantes. CPI é feita para investigar e não para impedir isso, caso dessa esquerda maldita.
Mais uma vez, parte da direita VENDENDO seus ideais por cargos políticos.
Cargo Político é mais importante que idealismo político.
É trocar 6 por mer_da.
As prostitutas já tomaram conta dessa CPI. Fosse eu, um dos membros da oposição, simplesmente abandonaria essa porcaria como forma de protesto. Naquela Casa de Tolerância (casa onde se pratica a prostituição) do baixo meretrício e não do baixo clero como muitos errôneamente dizem, cada vez mais se arregimentam mais e mais prostitutas das mais diversas colorações partidárias. Resumindo,… é isso aí.
Nosso câncer é esse parlamento frouxo, cheio de delinquentes imorais que se prostituem por poder e dinheiro fácil. Enquanto não acabarmos com essa corja, estaremos sempre em rota de destruição. Judiciário mandando, executivo roubando e legislativo mamando e dormindo.
Governo da bandidolatria. C PI comprova q o PT é uma organização criminosa e o MST é sua massa de manobra.
É a volta do mensalão à luz do dia. O pior no Brasil não é a esquerda, esta todos sabem que é corrupta. O pior no Brasil sempre foi a direita vendida, esta sim, responsável por todo o nosso atraso.
Dando aval ao terrorismo…