Francisco Wanderley Luiz, que teria causado o atentado nos Três Poderes na noite desta quarta-feira, 13, foi candidato a vereador de Rio do Sul (SC) em uma coligação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) com o Partido Liberal (PL) durante as eleições de 2020. A identidade do homem e as informações de sua candidatura foram confirmadas pela equipe de Oeste.
A coligação “A Rio do Sul que Você Quer”, composta pelos dois partidos, apoiava a eleição do candidato a prefeito Jean de Liz. Ele concorreu pelo PDT. Na época, seu candidato a vice era o ex-vereador Jeferson Vieira, do PL.
Nas eleições de 2020, o ex-presidente Jair Bolsonaro ainda não era filiado ao PL. Ele se associou ao partido em novembro de 2021, um ano depois do pleito em que Francisco Wanderley Luiz foi candidato.
Atentado nos Três Poderes
O homem que morreu em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira, 13, depois de tentar jogar uma bomba na Estátua da Justiça se chamava Francisco Wanderley Luiz, apurou a Revista Oeste com fontes da Polícia Civil do Distrito Federal. Ele tinha 59 anos e se candidatou a vereador de Rio do Sul (SC), em 2020, pelo Partido Liberal.
Luiz morreu em virtude de o artefato ter explodido nele próprio. A outra explosão ocorreu em um carro perto do STF. A polícia investiga se o veículo pertencia a Luiz. Ele era chaveiro. Segundo investigação, há a possibilidade de se tratar de um ataque coordenado remotamente. Por isso, a polícia uma operação de varredura na região para identificar possíveis novos explosivos.
Vídeos mostram movimentação depois da explosão de carro nas proximidades da sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília pic.twitter.com/0Pjq9OQlFx
— Revista Oeste (@revistaoeste) November 14, 2024
Luiz anunciou o ataque nas redes sociais. “Vamos jogar?”, interpelou ele, em uma mensagem. “Polícia Federal, você têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda: William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso. Vocês quatro são velhos cebôsos (sic) nojentos. Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de matérias etc. Início, 17h48 horas do dia 13/11/2024. O jogo acaba dia 16/11/2024. Boa sorte.”
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Usar o atentado de um desmiolado para associar à narrativa do 8 de janeiro é um oportunismo leviano para aqueles que estão cercados pelo mais alto grau de revolta popular. Tentar dar ordens ao Congresso Nacional para não tentar falar em anistia. Mas o que é isso? O Congresso deve falar mais do que em anistia. O Congresso deve exigir a anulação dos processos ilegais. Deve exigir o fim dos abusos. Deve ir à fundo na tratativa de um Estado de Exceção.
Atentado ? Quanta estupidez da manchete na reportagem.
É muito parecido com o Serra,não?! 😂😂
É muito parecido com o Serra,não?! 😂😂