O Instituto Internacional de Proteção aos Presos e Exilados Políticos (Iipep) pediu à Interpol para não incluir na lista vermelha os presos do 8 de janeiro que deixaram o Brasil em busca de asilo em outros países.
A Procuradoria-Geral da República acionou a polícia internacional, depois de reportagem do portal UOL revelar que gente presa por causa do protesto removeu a tornozeleira para morar fora do Brasil.
Protocolada na quinta-feira 16, a peça do Iipep obtida por Oeste afirma que os manifestantes sofrem “perseguição política” no Brasil, além de terem direitos cerceados, entre eles, o da liberdade de expressão.
Conforme o Iipep, pôr essas pessoas na mira da Interpol é “desproporcional”, visto que os supostos foragidos foram condenados “por crime de opinião, sem indícios tipificados no Código Penal brasileiro, como ‘abolição violenta ao Estado Democrático de Direito e golpe de Estado’, que carecem de especificidade objetiva e abrem margens para inúmeras interpretações”.
Interpol
O pedido da Procuradoria à Interpol referente aos presos do 8 de janeiro não é o único. Já há medidas semelhantes que miram os jornalistas Oswaldo Eustáquio e Allan dos Santos.
Santos e Eustáquio são alvo do inquérito do Supremo Tribunal Federal que apura supostas fake news na internet.
Por enquanto, as investidas das autoridades brasileiras no sentido de extraditá-los não deram resultado.
Leia também: “Os exilados do 8 de janeiro”, reportagem publicada na Edição 216 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Vivemos numa ditadura, infelizmente. Isso é um julgamento evidentemente arbitrário. E a maioria da nossa mídia, conivente com essa barbárie. Em breve vão se arrepender, quando eles próprios começarem a ser censurados.
Espero que a INTERPOL continue faz direito o que é direito, pois não faz sentido perseguir essas pessoas que foram presas sem qualquer indício de provas, e sem o devido processo legal. Tudo isso ocorre durante o dia, antes víamos essas atitudes de autoritarismos nas caladas das noites, agora vemos isso em pleno sol escaldante do dia.
“O sistema é foda” – Essa frase dita pelo ator comunista Wagner Moura, nunca foi tão verdadeira. O sistema domina todos os órgãos desse país desgovernado, nos resta torcer para que o desejo de poder dos mandantes crie um canibalismo entre eles e que se destruam até o último rato.
Já deu…. esta quadrilha togada não vai adquirir consciência republicana nunca. Acorda congresso!! a omissão de vocês é tãp grave quanto a intromissão deles. Aguardem as próximas eleições, omissos.
A Procuradoria Geral dos Recalcados (PGR), com certeza não tem o que fazer…..
É a ditadura do STF, o povo está saturado do abuso de cautiridade desses togados, com a hipocrisia que defendem a democracia
Torço que o Instituto seja atendido, basta de tanta perseguição e canalhice.
COM CERTEZA NAO SERAO INCLUIDOS
A Interpol não irá perder tempo com isso…