O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC, anunciou, nesta quinta-feira, 1°, o nome do senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) como candidato a vice-prefeito na chapa pela reeleição.
O anúncio foi realizado durante uma convenção do PL na capital alagoana e contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), aliado de JHC.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Agora, a mãe de JHC, ex-prefeita Eudocia Caldas (PL), vai assumir a vaga de Cunha no Senado, pois ela é a primeira suplente. Segundo interlocutores, definição da chapa à reeleição já vislumbra, inclusive, o pleito de 2026, em que JHC pode concorrer ao Senado e deixar a cadeira da prefeitura nas mãos de Cunha.
A presença de Lira no anúncio ocorre depois de tensões na relação com o prefeito e com o senador. Lira queria emplacar como vice a secretária de Educação do município, Jô Pereira, sua prima, mas não obteve sucesso.
Outro ponto de tensão entre Cunha e Lira foi na tramitação do Projeto de Lei do Programa Mobilidade Verde. Como relator do texto no Senado, o parlamentar do Podemos retirou da matéria o “jabuti” que taxava as compras internacionais de até US$ 50.
O trecho foi incluído pela ala de Lira na Câmara a pedidos da indústria nacional. Ao retornar à Câmara, o “jabuti” voltou ao texto. Publicamente, isso deixou Lira com o peso de ter defendido a chamada taxação das “blusinhas”.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].