Depois de ter as condenações judiciais canceladas, José Dirceu quer voltar à Câmara. Com o mandato cassado em 2005, na esteira do Mensalão, o primeiro grande escândalo do PT, o político afirmou que “provavelmente” será candidato a deputado federal por São Paulo em 2026.
“Mereço pedir ao povo de São Paulo para me devolver o mandato que me tiraram”, disse José Dirceu em entrevista ao portal O Povo, na quinta-feira, dia 2. “É provável que eu seja candidato a deputado federal por São Paulo, mas eu quero decidir isso no fim de 2025.”
O petista disse que está focado na sucessão para o comando do PT. Entre os candidatos que ele se declarou disposto a apoiar para a presidência do partido, está José Guimarães, deputado federal pelo Ceará. Em 2005, um assessor desse mesmo parlamentar foi detido no Aeroporto de Congonhas com US$ 100 mil presos ao corpo, na cueca.
Entre os desdobramentos do episódio, José Genoíno renunciou à presidência do partido. Ele é irmão de José Guimarães, que era deputado estadual na época.
José Dirceu, governo Lula e condenações
Durante o primeiro mandato de Lula na Presidência da República, José Dirceu foi o primeiro ministro-chefe da Casa Civil. Considerado o homem forte do governo, ele foi acusado de ser um dos articuladores do Mensalão. Antes do escândalo, era visto como um possível sucessor de Lula no Palácio do Planalto.
Em razão do Mensalão, o petista chegou a ser condenado a 7 anos e 11 meses de prisão. Contudo, em 2016, Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu o perdão dessas penas.
No mesmo ano, entretanto, o político recebeu uma nova condenação, dessa vez por crimes cometidos em meio ao Petrolão — esquema que ficou conhecido por desviar dinheiro dos cofres da estatal. O então juiz Sérgio Moro proferiu a pena de 23 anos. Em 2017, o ex-magistrado condenou o petista novamente — nesse caso, a sentença foi de 11 anos.
Em outubro de 2024, porém, Gilmar Mendes, ministro do STF, anulou todas as condenações contra José Dirceu. A decisão abriu caminho para o retorno às disputas eleitorais.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Vai ser eleito. O inesgotável manancial de idiotas vai conduzir o agente cubano ao congresso onde será paparicado pela putada do centrão. É o Brasil.
O CRIME COMPENSA.
O CRIME COMPENSA.