O líder do PSDB no Senado, Izalci Lucas (DF), pode se filiar ao Partido Liberal (PL) até o fim deste ano. A informação foi dita à coluna pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto. A ideia de Valdemar é consolidar a bancada do PL com 17 ou 18 senadores, sendo a maior da Casa Revisora. Atualmente, a sigla possui 12 senadores.
“Me reuni com um representante do senador Izalci Lucas”, disse Valdemar. “Vamos fazer a maios bancada do Senado. Até o final deste ano, queremos chegar em 17 e 18 senadores, pois temos mais um mandato pela frente ainda, três anos e meio. Preciso tourear o Bolsonaro, pois os senadores querem vir com o apoio dele. A condição é essa. Eles querem o ‘222’ para se reelegerem em 2026. Estou trabalhando para trazer o Izalci para o PL.”
Conforme o presidente do PL, o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), e o líder do partido na Casa, Carlos Portinho (RJ), devem se reunir para discutir o aumento no número de senadores. Ainda há outros nomes na mira do PL, mas Valdemar preferiu não especificá-los até que a proposta se oficialize.
Procurado por Oeste, Izalci afirmou que “tem conversado com amigos e vários partidos”, mas não confirmou especificamente as declarações de Valdemar.
Atualmente, o PSDB tem apenas dois senadores eleitos e deve perder, até a sexta-feira 22, o direito de ter uma sala de liderança no Senado. O partido, que durante muitos anos era conhecido como uma “oposição” aos governos petistas, chegou a ter 20 senadores filiados no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Os tucanos ocupam o local desde 1988. O gabinete é um dos melhores do Senado, fica localizado ao lado da Secretaria-Geral da Mesa e em frente ao plenário da Casa. O gabinete ainda possui uma recepção, duas salas de reuniões, uma copa e três salas para funcionários.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].