O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), avalia atender a uma demanda da oposição e convocar uma Comissão-Geral no plenário da Casa para debater a liberdade de expressão e a imunidade parlamentar no âmbito das redes sociais.
O pedido que está sobre a mesa de Arthur Lira é de autoria do deputado federal Mendonça Filho (União Brasil-PE). O documento cita o caso dos Twitter Files Brasil, revelados pelo jornalista norte-americano Michael Schellenberg. Desse modo, ele pode ser convidado a comparecer à audiência.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
No início de abril, Shellenberger expôs materiais que, segundo ele, são documentos que atestariam o trabalho “ilegal” por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de seu presidente, ministro Alexandre de Moraes. Até o momento, o jornalista compareceu ao Congresso Nacional por duas vezes, sendo uma vez na Câmara e outra no Senado.
Num resumo ao apresentar o tema aos internautas do Twitter/X, plataforma em que conta com 893 mil seguidores, Shellenberger disse que Moraes e o TSE foram responsáveis pela “ampla restrição à liberdade de expressão”.
+ Lira vai instalar até 5 CPIs na Câmara
Violação de dados particulares de usuários das redes sociais e tentativa de usar políticas de moderação em “arma contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro” são outras alegações levantadas pelo jornalista.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Lira, não passa de uma piada de mau gosto.
Só basta o governo estalar os dedos, que ele se perde na sua imprestabilidde.. …