O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, convocou uma reunião com líderes partidários, na tarde desta quinta-feira, 26, para discutir o bloqueio de R$ 4,2 bilhões das emendas de comissão. A decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a um pedido do Psol.
Conforme apurou Oeste, Lira pediu o encontro, de última hora. Por isso, alguns dos deputados vão participar pessoalmente e por videoconferência.
Dino suspendeu o pagamento dos recursos e autorizou uma investigação pela Polícia Federal (PF), após Lira ter cancelado a última semana de reuniões das comissões para aprovar os últimos projetos em plenário. Entre eles, estavam as três propostas do governo Lula sobre o chamado “pacote do corte de gastos”.
Emendas parlamentares bloqueadas (de novo)
Dino bloqueou as emendas parlamentares pela segunda vez depois da aprovação do pacote de corte de gastos. O ministro determinou que a Câmara publique as atas das reuniões das comissões nas quais os recursos foram liberados.
Os registros da Casa devem ser enviados à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, comandada por Alexandre Padilha — responsável por mediar a relação entre Congresso e Planalto.
O ministro do STF também decidiu que o pagamento do recurso só poderá ser feito depois que essas atas chegarem ao Planalto. Devem seguir os critérios de transparência e rastreabilidade definidos pela Corte. O ministro também estabeleceu que as emendas de 2025 só devem ser autorizadas caso os requisitos sejam cumpridos.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Passam o ano coçando. Trabalham meio dia terça, dia inteiro quarta e meio dia na quinta, ou seja, dois dias por semana.
Inúteis, não defendem o que seus eleitores pedem.
Foram enganados pela quadrilha de ladrões, fraudadores e mentirosos do PT e capachos do STF e, só então, começaram a se mexer. Vermes.
Quando prenderam ilegalmente um deputado em pleno exercício do mandato com imunidade parlamentar esse canalha nada fez, mas para defender o butim é diferente.
Esse é um bundao oportunista e intesseiro e o clássico político brasileiro corrupto
Esses aí só aparecem quando mexem mos seus bolsos.
Lira toma vergonha !!!
Depois dessa rasteira , o troco tem de ser maior.
Coloca em pauta de votação o fim do foro privilegiado , que é o maior instrumento de chantagem dessa quadrilha , que se apossou do STF.
Faça esse favor a nação e deixe o cargo como vitorioso.
Vem meteoro acabar com este mundo imundo.
Transparência com o dinheiro público.
Porque vcs da direita se incomodam com isso?
São bilhões em impostos que o lira e seus cupinchas querem usar de forma fraudulenta
O Flávio Dino está certo e tem o apoio da parte honesta da sociedade.
Fica ativo rapaz. É tudo combinado. Psol, entra eu acato e o desgoverno não recorre. Ah, bando de gente ruim.
O pior CONGRESSO DE TODOS IS TEMPOS. Sabem…os congressos anteriores eram compostos por maioria, de homens altivos, então os meliantes da época, não tinham a coragem de enfrentá-los. O STF fdp, pilantra, vagabundo,corruPTista de hj, pintam e bordam , pois até os presidentes, Câmara e Senado, são dois medrosos…enfrentem , que esses companheiros do PCC e PV RECUARÃO.