O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta quarta-feira, 5, que a perspectiva de votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária é na quinta-feira 6.
“Estávamos na reunião de líderes afinando detalhes para levarmos hoje à tarde a discussão da reforma tributária a plenário, com a perspectiva de votação dela para amanhã”, declarou o deputado alagoano em entrevista à GloboNews. “Estamos finalizando a questão do conselho federativo, que na minha visão tem que ser o mais técnico possível, com menos ingerência de autonomia possível.”
Desde a segunda-feira 3, Lira diz que vai votar a PEC até a sexta-feira 7. Para aprovar a medida, será necessário votar a matéria em dois turnos e conseguir, ao menos, 308 votos.
Na terça-feira 4, o presidente da Câmara recebeu a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na Casa, mas ignorou a solicitação do grupo. A FNP criticou a celeridade de Lira para votar a reforma e solicitou o adiamento da pauta.
No mesmo dia, Lira se encontrou com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freiras (Republicanos), e ouviu sugestões acerca da composição do conselho federativo. Ao lado de outros governadores do Sul e Sudeste, Tarcísio disse que concorda com 90% do texto-base da reforma tributária.
Carf não vai impedir votação da reforma tributária, diz Lira
Questionado sobre o trancamento da pauta na Câmara, Lira negou que o projeto de lei que retoma o chamado “voto de qualidade” nos julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) possa impedir a votação da PEC.
“O Carf tranca a pauta em relação ao arcabouço e ao Programa de Aquisição de Alimentos”, explicou. “Ele não trava a reforma tributária. O texto está se vestindo para poder ser votado esta semana. Não necessariamente antes ou depois. Nosso foco é a reforma tributária. Espero que, nesta semana, se estiver arredondada a questão do texto, todas as matérias possam ir a plenário e tenham a sua aprovação.”
Leia também: “‘O novo texto da reforma tributária é ruim para o Brasil’”, entrevista com o deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP) para a Edição 168 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Esse senhor está esticando a corda com seus interesses pessoais. Ele será lembrado se prejudicar o País com suas emendas (roubos em prestação) promovidos pela quadrilha do executivo.
Este picareta, Lira, está nas mãos do ditos senhores que realmente mandam.
Este personagem, está enrolado até os beiços, com a justiça e, naturalmente faz tudo que a tropa quer.
Interesses do país, que se danem….
O desgoverno e seus satélites querem piorar o que já era ruim.