O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), enviou um ofício ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pedindo que ele convoque uma sessão do Congresso Nacional para analisar a questão de ordem apresentada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).
“Solicito que vossa excelência se digne a convocar uma sessão no Congresso Nacional a fim de que a matéria seja formal e devidamente suscitada e decidida, facultando-se, dessa forma, o contraditório, com a participação ampla de senadores da República e também dos deputados federais”, argumentou Lira, nesta sexta-feira, 24.
Na quarta-feira 22, Renan pediu uma questão de ordem durante uma sessão no Senado para a instalação das comissões mistas — que analisam as medidas provisórias (MPs). O senador alagoano argumentou que os colegiados deveriam ter sido retomados há muito tempo, pois a crise sanitária da covid-19, que mudou o rito das comissões, já acabou.
Antes, as MPs começavam a tramitar no Congresso em uma comissão mista, formada por 12 deputados e 12 senadores. Com as restrições da pandemia, as MPs passaram a tramitar primeiro pela Câmara (com 90 dias para análise), e somente depois o Senado revisava as matérias (com 30 dias para análise).
Nesses moldes, Lira passou a ter mais poder sobre a pauta legislativa do governo, uma vez que caberia somente a ele escolher o relator das medidas provisórias e pautá-las para votação. Conforme noticiou Oeste, o rito das MPs travou uma briga entre Pacheco e Lira, pois o presidente do Senado acatou o pedido de Renan e determinou, ainda ontem, a instalação das comissões mistas.
Lira se reúne com Lula
Nesta noite, o presidente da Câmara se encontrou com o presidente Lula, no Palácio da Alvorada. Entre os temas, está o impasse das MPs, uma vez que, em quase cem dias de governo, nenhuma medida petista foi analisada no Congresso.
O presidente deseja que Lira e Pacheco cheguem em um acordo, para que possam analisar as MPs mais importantes do governo, como a do novo Bolsa Família. Ontem, Lira anunciou que, na próxima semana, a Câmara vai se debruçar na análise de 13 MPs do governo Bolsonaro, que estavam presas com Pacheco.
A ocasião não será boa para Lula, pois é justamente o momento em que ele estará em uma viagem oficial para a China com seus caciques políticos, como José Guimarães, líder do PT na Câmara.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Nosso pobre país infelizmente não consegue se livrar do cancro que assola seu território.
Qdo vamos que uma peste bulbonica como Renan Calheiros ainda vomita suas podridões, vemos que não existe cura para o Brasil….
Junto com Alkmin.
Até os aproveitadores ja tem um pé no cais.
Veja a imprensa velha? A globolixo, TV OFICIAL DA ORCRIM, foi a 1a.
Impeachment do chefe e de toda sua quadrilha imediatamente