Luciana Genro (Psol), deputada estadual reeleita pelo Rio Grande do Sul, recusou-se a cantar o hino gaúcho, nesta quarta-feira, 1º, durante a cerimônia de posse dos parlamentares eleitos.
Em apoio ao deputado eleito Matheus Gomes (Psol), que declarou que há uma “estrofe racista” no hino rio-grandense, Luciana disse lutar pela “ressignificação dos símbolos ligados à escravização” no Estado.
“Neste dia histórico para o povo negro gaúcho”, escreveu Gomes, “expressei meu protesto contra a estrofe racista do hino rio-grandense”. “A nossa conquista, elegendo uma bancada negra, expressa o sentimento de mudança do povo gaúcho”, acrescentou o deputado eleito.
Relacionadas
Segundo a dupla psolista, o trecho supostamente racista é este: “Povo que não tem virtude acaba por ser escravo”. Não há, contudo, menção a nenhuma etnia, raça nem cor no hino.
Nas imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ver ambos sentados. Eles ignoram o hino rio-grandense, enquanto o restante do Parlamento está de pé.
A bancada do PSOL não levantou durante a execução do hino gaúcho na posse dos deputados. Todo apoio ao @matheuspggomes e à luta da negritude pela ressignificação dos símbolos ligados à escravização no RS! pic.twitter.com/VX7EzosiUt
— Luciana Genro (@lucianagenro) January 31, 2023
No ano passado, Gomes já havia tentado boicotar o hino gaúcho na cerimônia de posse na Câmara de Porto Alegre. Na ocasião, os cinco parlamentares que compunham a bancada negra do Psol permaneceram sentados durante a execução do hino.
“Como bancada negra pela primeira vez na história da Câmara de Vereadores, talvez a maioria dos que já exerceram outros mandatos não esteja acostumada com a nossa presença”, afirmou Gomes, na tribuna. “Não temos obrigação nenhuma de estar cantando o verso que diz que o nosso povo não tem virtude, por isso foi escravizado.”
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Mulher ridícula, como se na história da humanidade apenas negros tenham sido escravizados
Quanta idiotice
Esses dois deputados, desse partido que surge em meio a negação da própria história, não está preocupado com o hino em si, e sim em cancelar a verdade de um país de guerreiros onde o povo sempre se levantou para lutar contra as correntes onde governos como o deles colocam em nossos braços, tanto em não permitir que nos expressamos, como escondendo a realidade !!!
O trecho do hino gaúcho é o oposto ao que essa “magnífica” intérprete da língua portuguesa afirma: – é antiescravagista, chamando a atenção justamente para o comportamento que deve ser evitado para não se levar à escravidão. Mas a gente sabe que ela deve ter pelo menos uns 3 neurônios e não acredita no que fala. O que ocorre em verdade é que ela não pode mesmo é perder nenhuma oportunidade de “lacrar”, custe o que custar…até mesmo sua ridicularização pelo seu não-eleitorado.
As vezes acho que os parlamentares são péssimos, ai vem essa súcia e mostra que são muito piores do que eu pensava.
É da turma que se nega a cantar o Hino Brasileiro e o Hino Riograndense mas canta o hino da internacional socialista
Exatamente
Dois imbecis.
Uma desqualificada intelectualmente e moralmente, até quando o glorioso estado do Rio Grande do Sul elegera estes acéfalos?
Acorda gauchada!!!!!!!!!!!!!!!!
Esse pessoal tem que voltar pra escola para aprender a interpretar textos. A estrofe ensina que qualquer povo ou etnia que não cultive as virtudes perde sua liberdade. Deve-se cultivar virtudes como a fé em Deus, a justiça, a inteligência e a mane de todas as virtudes, a coragem. Sem as quais qualquer povo se torna escravo de ignorância e de ditadores. Não tem nada a ver com raça. São uns patetas!
*Correção: e a mãe de todas as virtudes, a coragem.
Obrigado.
Quem come alfafa, continuará comendo alfafa se não estudar Português. Fica a dica !
E quando nos chamam de branquelos ou galegos?
Essa senhora poderia trabalhar mais pelo povo gaúcho e não ficar apresentando proposta de quem não sai do gabinete.
E quando nos chamam de branquelos ou galegos?
Essa senhora poderia trabalhar mais pelo povo gaúcho e não ficar apresentando proposta de quem não q
A burrice não tem capacidade de atravessar uma simples vertente.
Se essa Srª. está ocupando o cargo é porque eleitores votaram nela, meus pêsames a quem votou nessa Srª., Psol e toda a esquerd….@…..lh….@
A Luciana Genro que é racista, não gosta de gaúchos tradicionalistas nem de suas famílias. É pregadora do preconceito racial pelo lado inviesado da ideologia satânica marxista. Ela comete um deslize que pode ser processada por falta de ética e respeito.
Nosso país foi tomado definitivamente, por débeis mentais, não há outra explicação…
Assino embaixo… uma epidemia de estúpidos, alienados, sem caráter… Coisas importantes ficam de fora, letras de poemas são excomungados… Mundão desarrumado!!!
Incapaz desqualificada…nunca deveria ser parlamentar.
É esta gente que tem de ser estirpada da cena política.
Exportar pra Cuba…ou Venezuela
O meu Rio Grande merece melhor representação.
Incapaz desqualificada…nunca deveria ser parlamentar.
É esta gente que tem de ser estirpada da cena política.
Exportar pra Cuba.
O meu Rio Grande merece melhor representação.
Sds a todos! Esse bando da esquerda são uns doentes, querem o certo como errado, o errado como certo.
O Brasil, e neste caso específico o Rio Grande do Sul, não tem chance de dar certo se depender de gente tão estúpida como esses parlamentares.
Ué, Democracia é isso mesmo… que tenha sua livre escolha, p.ex.: (e por m/ sugestão), que cante e dance ‘Na boquinha da garrafa’ ou outro hit qq da Anitta, como, na frente do espelho, a Isa Penna nos encantou… (a escolha é tua mas a calça é Dolza – diria o Bolinha)…
Boa tarde. Quanto mais “culta” essa ESQUERDA, mais ignorantes e mimizentos são!!! Que não ousem querer mudar NOSSO HINO RIOGRANDENSE! Porto Alegre, RS
O que dá raiva é que a gauchada reelege está senhora.
Concordo contigo, Rita de Cássia.
Santo Deus !!
Isso é analfabetismo funcional.
Alguém tem que explicar para esses lacradores o real significado do Hino, em que QUALQUER PESSOA SEM VIRTUDE PODE SER MANOBRADA. Ponto.