Depois de ir a Fortaleza (CE) e fazer um comício com aliados, o presidente Lula vai nesta semana para Natal (RN) e São Paulo para tentar salvar seus candidatos a prefeito nessas capitais.
Lula chega nesta quarta-feira, 16, a Natal, a segunda capital no Nordeste em que o Partido dos Trabalhadores (PT) entrou no segundo turno. A petista Natália Bonavides enfrenta Paulinho Freire (União Brasil).
Contudo, o cenário não é tão favorável para Natália Bonavides, que recebeu 110.483 dos votos válidos, o equivalente a 28,45%. Já seu opositor conseguiu apoio de 171.146 eleitores, finalizando o primeiro turno com 44,08% dos votos.
Lula quer fortalecer candidatura de Boulos
Na sexta-feira 18, o petista chega a São Paulo. Na capital paulista, o PT de Lula decidiu apoiar a candidatura do psolista Guilherme Boulos, mas em composição de chapa com a vice Marta Suplicy, que se filiou novamente ao PT.
São Paulo teve um primeiro turno acirrado. Boulos conseguiu avançar na disputa com 1.776.127 votos, respectivamente 29,07% do eleitorado. O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), recebeu 1.801.139 votos, o que corresponde a 29,48%.
Por pouco Boulos não seguiu para o segundo turno. Em alguns momentos das apurações das urnas, chegou a ficar em terceiro lugar. No fim da contabilização dos votos, o empresário Pablo Marçal foi quem ficou de fora da disputa. Entretanto, recebeu 1.719.274 votos — 28,14%.
Agora, a disputa em São Paulo é para conseguir o expressivo número de eleitores de Marçal. O empresário decidiu não apoiar nenhum dos dois candidatos, que agora seguem em campanha eleitoral até o segundo turno, em 27 de outubro.
Os candidatos José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB) decidiram declarar apoio ao candidato de Lula. O apresentador conseguiu 112.344 votos (1,84%) e a deputada federal alcançou 605.552 votos (9,91%).
Nunes é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que também indicou o vice de sua chapa, o coronel aposentado da Polícia Militar Ricardo de Mello Araújo. O ex-chefe de Estado já declarou que participará de todas as campanhas em que seus candidatos avançaram para o segundo turno.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Leva a Janja…
A julgar pelos “aplausos” que recebe em suas aparições que não sejam para plateia fidelizada a pão com mortadela, esse apoio está mais pra tiro no pé.
Ensinaram – no a desenhar o nome ???? kkkkkkkkk
Socorrer candidatos ?
Ele deve estar mesmo caquético ou está querendo fazer a política da terra arrasada , afinal ele não consegue salvar nem ele mesmo .
Pobres candidatos , essa “ajuda” é como amarrar uma bigorna no pé de um náufrago que está se afogando
Depois de Belém ele deveria arranjar outra viagem como para a Somália por exemplo.
Vai acabar de detonar com a candidatura. Ótimo.
Em Belém foi hostilizado , Lula é uma vergonha, Presidente sem povo.
Vai é fazer turismo e acabar de afundar a candidatura dos dois.
Tudo que esse ladrão admira, com certeza não presta! Fujam!
Vai fortalecer a derrota dos esquerdistas.