O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a prisão preventiva de manifestantes condenados pelo 8 de janeiro antes do trânsito em julgado. Dessa forma, os advogados sequer têm condições de apresentar recursos à Corte.
É o caso do vidraceiro Givair Souza, paulista de Sumaré de 51 anos condenado pelo STF a passar os próximos 14 de sua vida na cadeia. De acordo com a defesa do homem, ele não descumpriu medidas cautelares. A advogada teme pela saúde de Souza, visto que o idoso é cardíaco e hipertenso.
Além de Souza, João Batista de Castro passa pela mesma situação. O brasiliense de 68 anos recebeu uma sentença parecida e também aguardava a publicação do acórdão a fim de contestá-lo no tribunal.
O quadro se repete com a aposentada Vildete da Silva. Aos 73 anos, ela terá de cumprir 11 no cárcere. Com a saúde debilitada, em virtude de várias doenças, entre elas, osteoporose e trombose, Vildete esperava citar essa condição em um recurso. Contudo, assim como outros presos do 8 de janeiro, não há acórdão de condenação publicado pelo STF.
Presos do 8 de janeiro a mando do STF
Souza, Castro e Vildete fazem parte do grupo de 49 pessoas presas ontem pela Polícia Federal, foram durante uma fase da Lesa Pátria.
De acordo com advogados, essas pessoas voltaram ao cárcere, por receio de fuga. Isso porque, há pouco mais de duas semanas, o portal UOL informou que “foragidos” estão na Argentina e Uruguai.
Leia também: “Os exilados do 8 de janeiro”, reportagem publicada na Edição 216 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Abuso de poder. Ilegalidade e injustiça. A conta desse ministro, no negativo, continua aumentando. Quando a água é demais, o barco afunda.
Mais uma das atrocidades praticadas pela mais alta corte do país.
Quem deveria dar o exemplo e respeitar a Constituição a rasgou e jogou no lixo. Temos infratores das leis de toga .
Quem vergonha e nojo dessa corja.
É difícil até de ler mais essa atrocidade contra inocentes. Como suportar perder a liberdade com tamanha ilegalidade e mentiras? Impossível imaginar o sentimento de injustiça, de revolta ultrajante, de dor na alma de centenas de brasileiros vítimas desse regime falacioso e ilegal. Quem vai parar esses desgraçados no poder?
Dá nojo até de comentar.
E as OABs (nacional e regionais)? E a CNBB?
Onde estão?
Por que não se manifestam?
Bando de calhordas de m……
CNBB e AOB são comunistas…..tudo em casa.
Vai ver que ainda vou na igreja.
Cristo está aqui, não na igreja.