O líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), fez uma manobra nas últimas horas que antecedem a leitura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro.
O parlamentar moveu o próprio partido do Bloco Democracia para o Bloco Resistência Democrática. Agora, o Resistência, que tinha cinco cadeiras, passa a ter seis vagas no colegiado.
Desse modo, o Bloco Vanguarda, da oposição, que tinha três indicações à comissão, perde uma vaga. O número de cadeiras do Senado na CPMI não muda, permanece em 16. A manobra do governista altera a proporcionalidade do colegiado.
Na nova configuração, os blocos estão com os seguintes postos:
- PL e Novo (Bloco Vanguarda) − duas cadeiras;
- PSDB, Podemos, MDB, União e PDT (Bloco Democracia) − seis cadeiras;
- PT, PSB, Rede e PSD (Bloco Resistência Democrática) − seis cadeiras;
- PP e Republicanos (Bloco Aliança) − duas cadeiras.
A oposição não aceitou a atitude de Ranfolfe e pretende recorrer de alguma forma. Ao ser interpelado sobre a mudança e se participaria da CPMI, o líder do governo no Congresso disse: “Não perco essa festa por nada”.
O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição, disse que o bloco não vai indicar nenhum membro até que a manobra de Randolfe seja revertida. Durante a leitura da CPMI, o senador apresentou uma questão de ordem ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), solicitando uma análise sobre a proporcionalidade dos membros.
Pacheco aceitou a questão, mas ainda não deu um parecer sobre o pedido. A indicação dos membros começou nesta quarta-feira, 26. O prazo deve acabar na próxima semana, com o início dos trabalhos da CPMI.
Uma das seis cadeiras do Bloco Democracia vai ficar com o senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Já o Bloco Aliança deve indicar o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) para uma das duas vagas.
Conforme noticiou Oeste, o Senado deve ficar com a presidência da comissão e a Câmara, com a relatoria. Nos bastidores, o nome do deputado federal André Fufuca (PP-MA) é o mais cotado para ser o relator da CPMI.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Adolfinho sempre nervosinho.
fufuska votou a favor da pl da censura.
Imagina como será na cpmi. Junto com a gazela.
Será a festa dos horrores. Circo podre.
Por que ninguém fala a real situação do que está por trás do ‘projeto da censura’ ?? Além de calar a voz daqueles que oferecem críticas ao atual desgoverno, é claro, está também o favorecimento e a proteção à velha imprensa e emissoras tradicionais de televisão. Principalmente garantir a sobrevivência da globolixo com a volta dos patrocinadores que perdeu para os canais da internet. Está previsto um ‘ganho’ de cerca de 230 milhões por ano para a nefasta rede esgoto de TV continuar destilando suas mentiras, suas lacrações e seu ativismo partidário vermelho.
Randolfe é o lixo do lixo. Senador inútil, histérico, porém, consegue fazer as suas bandidolatrias.
A turma da direita tem q ser mais atuante, protestar e usar todos os recursos possíveis p barra esses pilantras.
É um bando de idiotas, fazem um esforço para abrir uma cpmi para apanhar do governo na comissão. Bando de incopetentes é essa direita brasileira.
Incrível. O senador DPVAT, mesmo corrupto e outros atributos como a histeria, merece aplausos por um motivo, ele trabalha muito e dá dez nós nós seus oponentes retardados.
Odeio essa gazela saltitante!!
A gazela DPVAT usando a malandragem. Diz que não vai perder a festa por nada, mas mal sabe ela que quem também pode se ferrar é ela mesma.
A política brasileira é um circo, o Brasil precisa melhorar seu voto
Os q eram contra a CPMI devem ficar de fora….se tiverem vergonha na cara!! Como tem várias caras ou nenhuma cara é nenhuma puder a cada momento faz o q for conveniente!!
Política de país pobre!!!
Se puxar a cordinha da descarga esse Randolfe vai direto pra fossa, junto com outros mais…
A oposição vai amarelar agora com a situação tomado conta dos trabalhos depois de fazerem tudo para evitar que mico…Bah…
Realmente, ele não quer perder a festa da malandragem! Em breve cairá no ostracismo, quando seu chefe lularápio deixar o banquinho, seja por que morivo fir, e essa aberração não se eleger mais.
É um bando de idiotas, fazem um esforço para abrir uma cpmi para apanhar do governo na comissão. Bando de incopetentes é essa direita brasileira.
O nome do cara é Rudolph Friedrich Rodrigues Alves, mas se identifica como Randolfe, mais um que não conseguiu nada para se encostar em Pernambuco e foi ser senador pelo Amapá, se a oposição já começa a CPMI perdendo para um cara desses então …..
Jose, ao estilo Sarney, mais um inútil senador e qualificado despachante do STF. Diante disso, para que precisamos de 3 inúteis senadores por Estado? Esse inútil votou contra todas as reformas inclusive contra o Marco Legal do Saneamento Básico, mesmo tendo a capital MACAPA de seu estado AMAPÁ a PIOR entre 100 cidades em saneamento básico. Há algo estranho em nossa democracia.
Enfim, é um governo pirata. Em um país onde pode tudo, alguém estranha?
Eu apoio os parlamentares da oposição que têm enfrentado dificuldades inimagináveis para restituir um pouco de dignidade aos brasileiros de bem. Jogar a toalha é fácil e não é esse tipo de filho que engrandece a Pátria.
Esse pessoalzinho tá muito confiante!
Temos o imperador do Xandaquistão e seus discípulos;
Temos o Alto Clero com seus asseclas;
Temos o Baixo Clero com seus comparsas;
Uma das lições de Sun-Tzu, de seu livro A Arte da Guerra, diz: “Ao encurralar seu inimigo, dê à ele a chance de escapar, ou ele lutará até à morte, não pra te vencer, mas sim pra sobreviver!
Nesse caso, a atual configuração dos três poderes da república, enxerga a população e a oposição ao governo, como inimigos.
Se não proporcionarem o mínimo que nossa Carta Magna nos assegura, com direito ao salvo conduto no tocante as liberdases, teremos a total ruptura do que sobrou de nossa democracia já tão em frangalhos.
1932 é logo ali!
Randolfe é o que tem de pior,ele Renan e Omar Aziz dá repúdio
Como fazer para lidar com adversários sem escrúpulos e sem caráter?
Partido rico, população pobre, esse é o trade-off
Não se iludam com Mourão !
Estou repetindo a direita embrionária tem que entender que a esquerda “3⁰ idade ” não brinca em serviço !
vergonha
Essa direita ta uma piada,Não ganham uma sequer! Os caras passam a perna neles toda vez!
O jogo é desonesto
Já repararam que a oposição não leva uma, sequer?
Gazela saltitante dando seus pulos… Como já disse no passado nosso “digníssimo” Presidente (para ficar claro que não é fake news, sem ofensa minha, mas dele) : “São 300 picaretas com anel de doutor”
300 só na câmara, mais uns 70 no senado