O senador Marcos do Val (Podemos-ES) decidiu se afastar das atividades parlamentares, nesta quarta-feira, 21, para cuidar da saúde. A informação foi confirmada pela equipe do parlamentar. Na terça-feira, 20, ele passou mal, foi atendido pela equipe médica do Senado e levado ao hospital.
Com seu afastamento, o senador Marcos Rogério (PL-RO) assume a vaga de Do Val na CPMI do 8 de Janeiro.
“O senador Marcos do Val buscará restabelecer a sua saúde o mais breve possível, para então voltar às suas atividades parlamentares com ânimo e combatividade renovados”, informou a equipe do parlamentar.
Na quinta-feira 15, a Polícia Federal (PF) deflagrou buscas e apreensões em três endereços do senador, sendo: na casa dele em Brasília, na residência dele no Espírito Santo e no gabinete.
Conforme noticiou Oeste, os policiais demoraram mais de duas horas no gabinete e saíram de lá com um malote. A ordem para tal ato partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na ocasião, Do Val não estava em Brasília, mas no Espírito Santo. Ele estaria comemorando seu aniversário, que aconteceu no mesmo dia. Moraes determinou ainda que a PF ouça o senador o mais rápido possível para apurar a suposta obstrução da Justiça — razão da realização da operação.
Na semana passada, o senador usou o perfil no Twitter para divulgar documentos então sigilosos da Agência Brasileira de Inteligência. Na quarta-feira 14, Marcos do Val fez uma publicação em que afirmava que as decisões do ministro são “anticonstitucionais” e que caberia aos senadores “fiscalizar, afastar e até ‘impeachmar’ ministros do STF”.
No mesmo dia, Moraes determinou também a suspensão do perfil do parlamentar no Twitter. Até o momento, a conta permanece interditada.
Na terça-feira 20, a bancada governista pediu a saída de Do Val da CPMI. A alegação foi que ele é investigado no inquérito que apura supostos atos antidemocráticos no STF. A solicitação foi remetida ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A resposta, no entanto, ainda não foi divulgada.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Não aguentou a pressão!
Pensa que todo mundo tem a estrutura do Bolsonaro. Quem não aguenta não inventa!
Sempre achei o Marcos Durval um falador, sem coerência e nunca confiei nele.
Acho que não pe muito levado a sério.
Quanto à troca por Marcos Rogério na CPMI foi a melhor coisa que ocorreu.
“Cachorro que muito late, não morde.”
Parece que a oposição ao governo, incluindo Marcos do Val, ainda não aprenderam a estratégia do jogo/guerra. Recuar, analisar e planejar em silencio é fundamental para um bom e efetivo ataque no momento certo e para ganhar.
A direita tem a maioria, mas não sabe se unir em silencio e agir com inteligencia.
Se continuar assim O STF, o judiciario, o PT e outros injustos e imorais derrubaram um a um da oposiçao, haja vista, o caso do Dalagnol.
Juntem provas reais, se embasem na legalidade, planejem e ataquem como um sniper profissional !
Sou médico com visão política conservadora. Espero que as condições de saude do senador melhore o quanto antes. Porém, fico temeroso em usar argumentos médicos de saúde (atestados médicos) como argumentos de afastamento em situações politica ou jurídica críticas. Sendo um cidadão honesto, até se prove o contrário, espero que o senador Do Val não tenha se utilizado de tal subterfúgio. Torço pela melhora da saúde do senador. Espero que o colega médico, que emitiu tal laudo, o ajude em questões exclusivamente médicas.
E o Senador está correto sim. Quem tem a capacidade e a competência de aprovar bem como retirar um ministro do STF é exatamente Senado Federal da República.
Agora é preciso sim fazer uma reforma do Judiciário. Inclusive para enxugar, economizar, acabar mesmo com uns tantos tirbunais, tantas justiças que servem somente para gastar o suado dinheiro do POVO!
Queremos a verdade ,o que realmente aconteceu. Marcos Rogério uma boa opção.
Excelente substituição, o senador Marcos Rogério pelo menos é um indivíduo mais equilibrado e não é muito dado aos holofotes e nem a redes sociais da forma que fez o seu xará capixaba Marcos do Val. Discrição é muito importante nesses casos.
Será que o Marcos Rogério irá ficar com o material do Marcos do Val? Ele irá encarar isso daí? Tem que ver se todo esse material não passa de grande blefe.
Esperidião Amin tem conhecimento desse material! Fazem parte da mesma comissão!
Acho q o Girão também (como backup)! Do Val mencionou em uma entrevista, acho q no Pânico! Que se algo ocorresse a ele, havia senador q conhecia o material e conteúdo!
Esperidião Amin tem conhecimento desse material! Fazem parte da mesma comissão!
Acho q o Girão também (como backup)! Do Val mencionou em uma entrevista, acho q no Pânico! Que se algo ocorresse a ele, havia senador q conhecia o material e conteúdo!!!!
Ótimo: assim teremos um membro com mais preparo, equilibro e responsabilidade nessa CPMI.
Que boa noticia, a substituição pelo Sen. Marcos Rogério foi um gol de placa. Quanto ao Sen. Marcos do Val, será bom ele tratar da saúde, primeiro vá ao Psiquiatra e fazer Terapia, porque as maluquices que ele anda espalhando aos quatro ventos, se não tivesse imunidade Parlamentar já estaria preso.
Boa noticia em ter o Senador Marcos Rogério nesta CPI como substituto, que o Sen. Marcos do Val o melhor a fazer daqui por diante é consultar um psiquiatra e fazer terapia, de tantas bobagens que anda fazendo, se não fosse pela imunidade já estaria preso.
Muito melhor!!
Só espero que isso faça parte da estratégia de : um passo atrás para poder dar dois à frente….