O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou, nesta sexta-feira, 2, uma denúncia contra a cabeleireira Débora dos Santos, de 38 anos, que escreveu com batom “perdeu, mané” na estátua da Justiça em frente ao STF, durante o 8 de janeiro.
A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 7 de julho. Débora, contudo, está presa desde 17 de março do ano passado.
“O monumento, de autoria do escultor mineiro Alfredo Ceschiatti e avaliado entre R$ 3 milhões, foi vandalizado com a frase ‘perdeu, mané’, em material de coloração vermelha”, diz Moraes na decisão. “No ponto, reportagem da Folha de S.Paulo registrou o
momento da pratica o ato de vandalismo do patrimônio público.”
Conforme o entendimento de Moraes, que acolheu a ação da PGR, Débora cometeu os crimes de associação criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União.
Quem é Débora dos Santos
Casada com o pintor Nilton Cesar, Débora é mãe de duas crianças, uma com 6 anos e outra com 9 anos.
A mulher também é religiosa. Antes de ir para a cadeia, Débora frequentava a Igreja Adventista do 7º Dia.
Os filhos de Débora gravaram um vídeo no qual fizeram um apelo à Justiça pela soltura da mãe. Diversos parlamentares, como os deputados federais Gustavo Gayer (PL-GO) e Bia Kicis (PL-DF), compartilharam o conteúdo. “Todos vão pagar por isso”, disse Gayer. “Isso é cruel e desumano”, constatou Bia, ao mencionar o projeto de lei da anistia.
Defesa da cabeleireira se manifesta
O advogado Hélio Junior, que defende Débora, enviou a seguinte nota à Revista Oeste:
“Ontem, Moraes determinou a soltura de Grazielly da Silva Barbosa, falsa biomédica, acusada de matar uma modelo em Goiás (GO), com a fundamentação de que ela é genitora de filhos menores e responsável pela criação das crianças.
Hoje, esse mesmo ministro sequer respondeu ao pedido de prisão domiciliar de Débora, que também tem filhos menores e é responsável pela criação das crianças, e apenas decidiu aceitar o recebimento da denúncia.
É impressionante como os patriotas, na visão de alguns ministros, são considerados mais ameaçadores para a sociedade do que pessoas acusadas de crimes hediondos.
Infelizmente, para muitos, o Brasil virou sinônimo de perseguição política, e ouvimos frequentemente que já estamos vivendo uma ditadura do judiciário. A pior ditadura é a do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer”.
Leia também: “Tempos de trevas”, reportagem publicada na Edição 223 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Um baton
Pintou a estátua da justiça que não tem balança, que não tem porque não precisa julgar, mas tem a espada, porque está lá para punir. Acho que ela foi processada por usar uma fala do douto ministro. Até eu mesmo não sabia que a frase “perdeu mané” fosse marca registrada, protegida por direitos autorais.
#ForaMoraesTiranoETorturador
Esse sujeito deve se alimentar de bílis , de fel , não há equivalência ou proporção para atitudes contra os patriotas que foram para rua protestar contra o que não achavam correto, direito garantido , toda essa perseguição está paralisando o país, trazendo desconforto as pessoas de bem não estão produzindo todo potencial com tanta condenações nefastas , vejam situação do Felipe Martins , onde estão os dois energúmenos nomeados pelo Bolsonaro que não se manifestam contra esses absurdos ???
Este senhor, Alexandre de Moraes, tem que ser parado.
O cara perdeu o tino de vez, ou há outras intenções…..
Associação criminosa armada de batom. Penso que se aqueles q participaram da manifestação pacífica e até mesmo os que vandalizaram, se soubessem que seriam acusados por esta barbaridade, de fato poderiam ter ido armados de fuzil e fuzilado todo mundo, mas isso em dia de expediente e não no domingo. Ao menos saberiam do porque da acusação e fariam jus à condenação, não o q está acontecendo com essas denuncias e condenações. Traficantes, homicidas e demais bandidos perigosos são soltos por decisões do STF e enquanto isso, pessoas armadas de batom são acusadas de associação armada com batom e permanecem presas. Não vejo muita diferença com o que esta acontecendo na Venezuela não. Sou contra qualquer tipo de violência., mas o caminho que a justiça desse país está galgando, sinto que mais dia menos dia, a coisa explode.
Armada!! Armada de batom! Que vergonha!!! O dia da verdade em breve chegará, e que Deus permita!
esse morais não vale o ar que respira
Malditos sejam estes satanistas!
TUDO COMEÇOU QUANDO ARMARAM A SAÍDA DO NOVE DEDOS DA CADEIA E O COLOCARAM NA PRESIDÊNCIA. O QUE ESTÃO FAZENDO COM O BRASIL, E COM BRASILEIROS INOCENTES É A MAIS COVARDE E CÍNICA AGRESSÃO ÀS LEIS E À CONSTITUIÇÃO. E COM OS CRIMINOSOS, SEUS PARCEIROS, TODOS SOLTOS E PERDOADOS. VÃO TODOS PAGAR POR SEUS CRIMES CEDO OU TARDE.
Na Venezuela Maduro no Brasil Moraes.
PGR faz parte da banda podre, indicado por Gilmar Mendes. corja de covardes, os corruptos estão todos livres, leves e soltos, um colocaram na Presidência da Republica.
Não temos Justiça no pais, caminhamos a passos largos rumo a Venezuela.
Pior que o colegiado do STF será conivente com essa barbárie. Golpe de estado só na cabeça desses tiranos, não passou de uma grande armação..