No sábado 17, o dono do Twitter/X, Elon Musk, anunciou o fechamento do escritório da big tech no Brasil e culpou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo ato.
Em sua página na plataforma, o empresário publicou uma decisão sigilosa de Moraes, na qual o juiz do STF cobrou o bloqueio de contas de pessoas investigadas pelo tribunal.
Como a big tech descumpriu a medida, o ministro impôs multa que já chegou a aproximadamente R$ 200 mil.
Trecho do despacho acusa a representação do Twitter/X no Brasil de “má-fé”, por estar “tentando evitar a regular intimação da defesa proferida nos autos, inclusive por meios eletrônicos, da qual já demonstrou ter conhecimento, com o fim de frustrar o seu cumprimento”. Moraes pediu ainda “o imediato afastamento da direção da empresa”.
Leia a decisão sigilosa de Alexandre de Moraes, sobre o X
Empresário fala em ameaça
Ao encerrar as operações do X no Brasil, Musk disse que Moraes ameaçou o representante legal da big tech no Brasil “com prisão”, se a companhia não cumprisse as “ordens de censura” do juiz do STF. “Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações”, informou o X, ao divulgar o despacho.
“Apesar de nossos inúmeros recursos ao STF não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”, revelou o X. “Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil.”
Leia também: “A verdade apareceu”, reportagem publicada na Edição 230 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Espero que a Min Carmem Lucia reflita por aquele voto defecado de que oa censurar somente aquela vez! Que medonho!
Quantos empregos esse tirano deletou ?, mais um crime divino que esse canalha irá pagar .
Servidor público de fantasia precisa ser imputável.
Xandão é monstro autoritário
Quero ver essa corja de toga entalada numa fossa fecal!