O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, emitiu uma declaração oficial em que desejou um “mandato exitoso” a Donald Trump. Na manhã desta segunda-feira, 20, o petista já tinha falado sobre o republicano na sua reunião ministerial.
“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse”, disse Lula. “As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica.”
+ Lula, sobre Trump: ‘Que faça uma gestão profícua’
A fala do petista ocorreu depois que o republicano tomou posse como o 47º presidente dos Estados Unidos em uma cerimônia dentro do Capitólio, nesta tarde.
“Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”, declarou.
Lula ainda disse que o Brasil e os EUA “nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura”. “Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias”, acrescentou.
Lula não é convidado para a posse de Trump
Donald Trump não convidou Lula para a sua posse. O convite foi enviado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não pôde comparecer ao evento, porque não teve seu passaporte devolvido, conforme decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
O presidente de honra do Partido Liberal (PL) foi representado na cerimônia pela sua mulher, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também participou do evento.
Na época das eleições dos EUA, Lula declarou apoio a Kamala Harris. O presidente brasileiro disse que o “modelo de democracia” dos Estados Unidos “ruiu” durante o governo Trump entre 2017 e 2020.
“Então, nós, agora, temos o ódio destilado todo santo dia, as mentiras, não apenas nos EUA, na Europa, na América Latina, em vários países”, falou Lula, à época. “É o fascismo e o nazismo voltando a funcionar com outra cara. Como sou amante da democracia, acho a coisa mais sagrada que nós humanos conseguimos construir para bem governar o nosso país, obviamente estou torcendo para a Kamala ganhar as eleições.”
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Lulopetismo o verdadeiro fascismo + stalinismo + cinismo.
Trump cagou para a gestão de Bolsonaro, e vai cagar para a gestão de Lula.
Não porque o Brasil não tenha importância no contexto, mas porque o Trump é um tonto mesmo.
Será que ele desejou um governo com êxito ou com hesito?
Único recado plausível é contar que é amante do pingão!!
“nós, humanos”…Lula se auto promoveu novamente
Pelo menos a mensagem foi em nome do governo brasileiro e não do povo.
A água batendo no kool
Se quiser ver algo sobre s Posse de Trump tenho que entrar na CNN ou Globo. Aqui não há nada.
Parece que o cachaça está em mais lençóis.
*maus