Na quarta-feira 18, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vetou a proposta de resolução do governo brasileiro, presidente temporário do órgão, para uma “pausa humanitária” para entrega de ajuda à população da Faixa de Gaza, em meio à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Os Estados Unidos (EUA), que têm direito a veto, não concordaram com a proposta do Brasil.
O texto teve 12 votos de apoio e duas abstenções — da Rússia e do Reino Unido. Mas o poder de veto dos EUA, um dos cinco membros permanentes do conselho, foi suficiente para derrubar a proposta. A favor da resolução votaram, além do Brasil, os seguintes países: França, Malta, Japão, Gana, Gabão, Suíça, Moçambique, Equador, China, Albânia, e Emirados Árabes.
O governo norte-americano justificou o veto afirmando que o texto apresentado pelo Brasil não fazia referência ao direito de autodefesa de Israel, alvo de um ataque do grupo terrorista Hamas contra centenas de civis, em 7 de outubro. A ação criminosa desencadeou a guerra no Oriente Médio. Na ocasião, extremistas mataram e sequestraram centenas de pessoas.
Nas redes sociais, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), atribuiu o “fracasso diplomático” de Lula às mentiras do “bolsonarismo”.
Bolsonarismo segue mentindo e delirando nas redes e subindo ataques a @LulaOficial depois da reunião do Conselho de Segurança da ONU. Foram 12 votos a favor da proposta de cessar-fogo apresentada pelo Brasil, mostrando grande articulação do nosso presidente. O veto à paz foi…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) October 18, 2023
Gleisi Hoffmann foi a vencedora desta semana. No fim da temporada, o campeão vai ganhar o troféu Luís Roberto Barroso, com indicação de livros, pensamentos e músicas para refletir.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Que obsessão essa mulher sem coração tem pelos Bolsonaristas.
Como diria seu Jayme, personagem do Chico Anísio: Pissionantti!!!!
Adoraria vê-la vestida de BURCA.
Ela poderia dar esta sugestão para suas amiguinhas esquerdistas.
Assim, nos daria um alívio para não sermos obigados a vê-las em público.
Mulher orquídea.
Lixo, só serrve para amante de bandido!
Essa insana não vale o que defeca.
Apenas uma correção Gleisi é do PT PR
Essa senhora, cujo codinome na lista da Odebrecht era “amante”, deveria se recolher a sua insignificância e se olhar no espelho: uma MULHER defendendo terroristas que estupram e torturam mulheres e crianças? É execrável.