Na quinta-feira 26, a deputada estadual Renata Souza (Psol-RJ) acusou a inteligência artificial (IA) de “racismo algorítmico”, depois de criar uma imagem dela no estilo dos desenhos da Pixar.
Nas redes sociais, Renata compartilhou a imagem gerada pela IA, na qual ela é retratada como uma mulher negra, em um cenário de favela, segurando uma arma, e questionou o porquê de a ferramenta ter lhe associado a violência.
+ Aluno vestido de ‘Pânico’ causa confusão e é detido pela polícia
A imagem em questão foi produzida pela Microsoft Bing, empresa à qual ela relatou ter entrado em contato na tentativa de estabelecer um “canal de diálogo”.
“Ao criar uma arte inspirada nos pôsteres da Disney, me deparei com uma imagem gerada a partir de Inteligência Artificial que me retratava como uma mulher negra com uma arma na mão”, afirmou a parlamentar. “Em um mundo forjado pela branquitude… Não há isenção ou imparcialidade, é claramente racismo algorítmico.”
+ Projeto quer obrigar Netflix a investir R$ 105 milhões em filmes e séries de esquerda
Racismo algorítmico!
— Renata Souza (@renatasouzario) October 26, 2023
Ao criar uma arte inspirada nos pôsteres da Disney, me deparei com uma imagem gerada a partir de Inteligência Artificial que me retratava como uma mulher negra com uma arma na mão. A descrição pedida era de uma mulher negra, de cabelos afro, com roupas de… pic.twitter.com/Eq84l9gBbU
Renata Souza foi a vencedora desta semana. No fim da temporada, o campeão vai ganhar o troféu Luís Roberto Barroso, com indicações de livros, pensamentos e música para refletir.
Leia também: “Deputada do Psol que acusou inteligência artificial de racismo é checada duas vezes”
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Que mulher tapada , como é que isso pode contribuir com alguma coisa boa para o país?.
Para ter o seu minuto de fama levou um tiro pela culatra com duas checagens que diziam o contrário.
Não aguento mais ouvir histórias de racismo.
Cansou…
Atenção RO! Dado a imensa capacidade de nossas estultas autoridades de proferir asneiras e cretinices, acho que esta seção semanal deveria ser transformada em coluna diária. Caso isto não aconteça, vai haver injustiça na premiação. Vai ter muita gente merecedora do prêmio Mané Narciso Borroso, que ficará de fora.
Inteligência artificial versus burrice natural.
No caso de Racismo através da ferramenta de IA ela só tem uma saída: Reclamar para o Bispo Diocesano!!!
a Igreja Católica não tem nada a ver com o contexto da reportagem, muito menos com seu comentário.
A esquerda é tão burra que não entende nem a ironia.
Seu QI deve ser negativo !!!