A deputada estadual Renata Souza (Psol-RJ) foi checada no Twitter/X, nesta sexta-feira, 27, depois de acusar a inteligência artificial (IA) de “racismo algorítmico”.
De acordo com a parlamentar, a personagem gerada pela IA, com base no universo de desenhos do estúdio Pixar, não veio conforme o pedido original. Isso porque a imagem mostrou uma mulher negra segurando uma arma na favela.
Renata queixou-se na internet de o mundo supostamente ser “forjado pela branquitude”. “A reprodução da estrutura racista se dá em todos os espaços e ferramentas”, disse.
“É duvidoso que a IA tenha inserido uma arma de fogo na imagem sem uma solicitação”, afirma a checagem feita por um fórum de usuários da rede social. “Sabe-se que os geradores de imagem mais populares, como DALL-E e Bing, possuem rigorosas políticas que visam evitar imagens com armas, atividades ilegais e violência geral.”
Checagem dupla por post sobre racismo com inteligência artificial
Renata decidiu responder à primeira checagem com um print do suposto pedido original. Dessa forma, acabou levando outra checagem. “Vários internautas tentaram replicar o ‘erro’ usando os mesmos prompts que a autora alega ter usado, e em nenhuma vez apareceu arma”, diz o novo alerta. “O mais provável é que a alegação seja falsa na tentativa de gerar alarde.”
Racismo algorítmico!
— Renata Souza (@renatasouzario) October 26, 2023
Ao criar uma arte inspirada nos pôsteres da Disney, me deparei com uma imagem gerada a partir de Inteligência Artificial que me retratava como uma mulher negra com uma arma na mão. A descrição pedida era de uma mulher negra, de cabelos afro, com roupas de… pic.twitter.com/Eq84l9gBbU
Ora, a imagem de uma mulher negra segurando uma arma numa favela não poderia ser uma agente da lei prendendo bandidos para dar mais segurança aos moradores do local? O racismo está na cabeça de quem? Esses bandidos usam a mesma estratégia dos terroristas do Hamas se escondendo entre a população ordeira.
Recordando um outro exemplo: Depois de ser acusado de ter feito um quadro indecente mostrando um homem abaixando o zíper do vestido de uma mulher, o pintor Toulouse-Lautrec teve que explicar que o homem na tela era o marido e estava levantando o zíper da esposa para que fossem juntos a uma reunião social.
Ver apenas o que já está na nossa mente é preconceito.
Lautrec morreu em 1901. Naqueles tempos os costumes eram mais rígidos. Hoje em dia, até a dança da amiga do Batman é considerada saudável.
Cagada.
Sem problemas! Bota essa tal de “inteligência artificial” na cadeia! kkkkkkkk
Mentirosa
Estamos acostumados. É típico da esquerda, mentir, forjar, enganar, trapacear. Distorcer a verdade ou simplesmente mentir, é para eles como alimento e água, não vivem sem isso. A conduta diante disso é até simples: escute o que diz um esquerdista e entenda exatamente o contrário. A chance de acertar deve superas os 95 por cento.
Boa… Kkk…
Vivemos um mundo aonde a confusão mental aliada a ignorância e ao mau-caratismo, ganharam voz!
Voz no meio de iguais, junto aos idiotas-úteis, todos manipulados pelos megalomaníacos e corruptos mor.
Triste!
Mente como respira. Tudo por 15 minutos de fama.
O resto do ano, é lixo.
Algumas pessoas nem precisam forjar a decrepitude, pois salta aos olhos.