A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira, 9, para restabelecer a comunicação entre advogados de alvos da Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal (PF). Ontem, agentes cumpriram 33 mandados judiciais.
O ministro Alexandre de Moraes proibiu esse contato ao autorizar a ação dos agentes.
“Advogados não podem ser proibidos de interagir nem confundidos com seus clientes”, observou o presidente da OAB, Beto Simonetti, que assina a petição.
De acordo com Simonetti, não se trata de uma defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. “A OAB não toma lado nas disputas político-partidárias e mantém posição técnico-jurídica”, ponderou Simonetti. “A atual gestão da Ordem tem como prioridade atuar em temas do dia a dia da advocacia, como as prerrogativas da profissão. Por não assumir lado na disputa ideológica e partidária, a OAB recebe críticas de setores das diversas linhas ideológicas que tentam obter apoio da entidade para seus diferentes pleitos.”
Leia a nota completa da OAB sobre petição enviada ao STF
“A OAB apresentou ao STF, na manhã desta sexta-feira, 9, uma solicitação para que seja derrubada a proibição de comunicação entre advogados. Tomamos essa medida porque é necessário assegurar as prerrogativas. Advogados não podem ser proibidos de interagir nem confundidos com seus clientes.
Na mesma petição, reiteramos a confiança da OAB no sistema eleitoral e nas urnas eletrônicas. Relembramos ainda todas as ações concretas tomadas pela Ordem para rechaçar as acusações infundadas feitas contra o sistema eleitoral e para defender a Justiça Eleitoral.
O ex-presidente Jair Bolsonaro e seus interlocutores nunca procuraram a OAB para pedir apoio a críticas infundadas contra o sistema eleitoral. Caso alguém pedisse apoio da OAB para essa pauta, receberia um não como resposta.
A OAB não toma lado nas disputas político-partidárias e mantém posição técnico-jurídica. A atual gestão da Ordem tem como prioridade atuar em temas do dia a dia da advocacia, como as prerrogativas da profissão. Por não assumir lado na disputa ideológica e partidária, a OAB recebe críticas de setores das diversas linhas ideológicas que tentam obter apoio da entidade para seus diferentes pleitos”.
Leia também: “Perseguição implacável”, reportagem publicada na Edição 203 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Será que o professor Moraes não sabia ? Esse louco tem que ir para o mesmo manicômio do Adélio e ficar internado até apodrecer…
A justiça praticada pelo juiz Nosferatú do STF, leva à crueldade sádica e diabólica.
Numa sociedade injusta, viciosa e dominada pelo malígno, o único lugar para um homem justo é a prisão.
Presidente da OAB cheio de melindres. Parece frouxo.
A hora chegou para os membros flácidos da Ovos do Alexandre babamos! Estou gostando de ver esses covardes pagarem o preço da pusilanimidade.
Mordida pelo próprio veneno destilado durante anos…
Pela primeira vez, em décadas, a OAB se lembra que sua finalidade é trabalhar para quem a sustenta: os advogados.
O que queria ,mesmo, é verba de campanha.
O colegiado da cúpula, é uma ação entre amigos esquerdistas, que fingem que foram eleitos.
Nas estaduais, a eles eleições é pelo voto.
Na cúpula,é uma coisa mais nebulosa.
PRENDAM TODOS do stf por forjar provas e crimes….PRECISA PRENDER Xandão por crime.
Se existe algo que nao significa nada é essa tal de OAB. Do alto de sua soberba o magnanimo e profundo conhecedor de nossa constituiçao deve estar muito preocupado com esse comentario. Zero a esquerda.
ESTAMOS A CAMINHO DE UMA DITADURA , DA FALTA DE CONTESTACAO DOS ORGAOS QUE DEVERIAM DEFENDER A DEMOCRACIA E AS NOSSAS LIBERDADES DE OPINIAO E EXPRESSAO. PAIS PODRE VERGONHOSO
Será que este ministro não sabia que advogados não podem ser impedidos de falar com seus clientes ? Que lhe foi ensinado na faculdade (por pior que a escola seja !), foi. Mas, infelizmente este cara não teve QI suficiente para aprender ? Ou ele simplesmente ignora a constituição ? Se for isto, é para brincar de ditador ? Quem lhe deu estes poderes ?
Confiança nas urnas eletrônicas? Melhor usar a expressão “fé”.
OAB ainda está viva? Moraes infringe todas as leis e direitos dos cidadãos.
O Presidente do Senado é da OAB ajudaram a manter esse juiz fora da Lei.
Acordaram agora ou foi um espasmo? Too little, too late!
Na realidade esta desculpa não cola , a OAB deveria ter defendido os advogados a.muito tempo ,desde que se perdeu a prerrogativa dos advogados de ver os processos .e não se tratava de defesa de uma pessoa e nem de um partido mas de justiça, e do devido processo legal ,vários juristas já se manifestaram sobre isto. Era mais coerente se dissese que tivemos medo de que o pessoal da esquerda pensasse que estamos defendendo a direita ,já que pelas atitudes somos esquerdistas. Mas essa situação não é de esquerda nem direita é de justiça e seguir a constituição. Eu gostaria de saber o que A. M. Que era professor e fez livro com dr Ives Gandra diria par o A. M. Ministro do supremo, eu acredito que ele escutaria umas boas verdades.
Ei OAB, agora a regra mudou. O que vale é a opinião do STF. Lei e Constituição são coisas do passado. Lembrem-se que vocês ajudaram a criar esse monstro. Agora conformem-se!
A OAB não tem lado? Tem sim!, apoia descaradamente a esquerda quando fica calada frente às inúmeras irregularidades praticadas pela “justiça”. Minha impressão de leiga na área do direito é que não aprenderam nada nas faculdades que
frequentaram por tantos anos, muitas mantidas com dinheiro dos cidadãos que não defendem.
Esta OAB falar e um cachorro latir, fique com o cachorro.
Prendam esse. stf golpista já…TODOS!!
Forjam provas, rasgam a constituição…lesam a sociedade honesta, perseguem e INVENTAM LEIS e Crimes..
PRENDAM TODOS imediatamente..está demorando demais pra o Brasil voltar a legalidade constitucional
A única coisa que o atual presidente da OAB poderia fazer em benefício da instituição e da própria advocacia é renunciar. Ele já está na história como o presidente mais fraco de todos os tempos, não tem mais nada que possa conseguir. Pegue o seu banquinho e saia de fininho.