A oposição no Senado só deve manifestar algum apoio ou anunciar eventual chapa para a eleição da Mesa da Casa depois das eleições municipais deste ano, que ocorrem em outubro. Segundo o líder da oposição na Casa, Marcos Rogério (PL-RO), a escolha se deve unicamente por uma questão de “foco”.
“A oposição vai se posicionar sobre essa questão de sucessão da presidência do Senado após a eleição”, disse o senador a Oeste. “Não a oposição como um todo, pois cada partido tem as suas escolhas. Essa questão da sucessão da Mesa do Senado é importante, mas qualquer anúncio de posição deve ser feito após as eleições. É uma questão de foco. Obviamente que tratativas, conversas acontecem o tempo todo. Não estou indicando que não haja conversas.”
Conforme apurou Oeste, há possibilidade de o PL, um dos maiores partidos de oposição no Senado, apoiar a candidatura do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que já presidiu a Casa anteriormente. Apesar de não ter batido o martelo ainda, o partido já iniciou as conversas sobre o assunto.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Uma eventual aliança na disputa serviria para que a legenda não ficasse fora da Mesa do Senado ou sem a presidência das comissões permanentes da Casa, como ocorreu na eleição da Mesa em 2023. Na ocasião, o PL e a oposição tiveram candidatura própria com o senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição licenciado.
À época, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), derrotou a candidatura de Marinho por 49 votos contra 32. No pleito de 2025, Alcolumbre desponta como favorito, sendo, nos bastidores, o nome apoiado por Pacheco. Apesar disso, a Bancada Feminina tentar viabilizar uma chapa em que senadoras sejam os principais nomes.
Leia também: “O PT já quebrou o país uma vez e pode quebrar de novo”, entrevista com o líder da oposição no Senado, Marcos Rogério (PL-RO), para a Edição 229 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
É lamentável ver os partidos de oposição apoiando o David Alcolumbre, um político desprezível e que ali está para defender seus interesses pessoais e os do governo atual, além de já ter sido um péssimo presidente do senado em passado recente. Também merece registro a péssima representação de São Paulo no senado federal, isto valendo para os 3 representantes atuais.