Nesta semana, ditadores da América Latina e do Caribe reuniram-se na Argentina. Nicolás Maduro, da Venezuela, e Miguel Díaz-Canel, de Cuba, debateram os rumos da política internacional com o presidente Lula, que designou a si próprio a tarefa de reavivar a agenda socialista na região.
O encontro não foi bem-visto pelos hermanos. O deputado libertário Javier Milei, por exemplo, descreveu Maduro e Díaz-Canel como narcotraficantes e terroristas. “Em seus países, não há direitos humanos”, disse. “A pobreza chega a 90%, os opositores são sequestrados, torturados e mortos. Recebê-los na Argentina é uma vergonha internacional.”
Nicolás Maduro y Miguel Díaz-Canel son dictadores, narcotraficantes y terroristas. En sus países no existen los Derechos Humanos, la pobreza llega al 90 por ciento, los opositores son secuestrados, torturados y asesinados. Recibirlos en Argentina es una vergüenza internacional.
— Javier Milei (@JMilei) January 23, 2023
Ricardo López Murphy, também integrante da Câmara, diz que a presença de ditadores no país é “um insulto à democracia e à Constituição”. “Minha rejeição absoluta a qualquer entrada de ditadores em nossa pátria”, afirmou.
El gobierno de ineptos e infames que preside @alferdez ha invitado a Maduro, Ortega y Díaz Canel a la Argentina. Mi absoluto repudio ante cualquier ingreso de dictadores a nuestra Patria. Su sola presencia es un insulto a la democracia y a nuestra Constitución Nacional. pic.twitter.com/qKGiRd0cFO
— Ricardo López Murphy (@rlopezmurphy) January 16, 2023
A deputada Victoria Villarruel foi além: apresentou um projeto de declaração de persona non grata a Maduro, Díaz-Canel e Evo Morales, ex-presidente da Bolívia.
Presenté proyecto de declaración de “Persona non grata” a Nicolás Maduro Evo Morales y Miguel Díaz Canel. Acompañaron los diputados @jmilei @dinarezi @FranSanchezNQN @ZapataDiputado @albertoasseff @CarolinaPiparo Proyecto 6944-D-2023 pic.twitter.com/KfTdGMCZsJ
— Victoria Villarruel (@VickyVillarruel) January 23, 2023
A parlamentar Carolina Piparo segue na mesma linha. “O governo convida os violadores dos direitos humanos, os ditadores que sujeitam milhares a abandonarem seu país, suas famílias e seus sonhos”, escreveu. “Maduro, Ortega e Díaz-Canel sabem que não são bem-vindos. A maioria, ao contrário do kirchnerismo, não endossa esse desprezo pela democracia.”
Relacionadas
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Ninguém gosta de receber pessoas que cometem assassinatos em massa em seus países e ainda se orgulham de deixar a população mais pobre e miserável a cada dia.
O fato do nosso ex presidiário supostamente eleito ficar feliz em conviver com a escória da América latina é sinal de decadência moral e sociopatia grave.
Nada de bom virá desse bando.
Max, esse presidente que colocaram no poder aqui no Brasil não é sociopata, é malandro e mau caráter.
“Nicolás Maduro y Miguel Díaz-Canel son dictadores, narcotraficantes y terroristas. En sus países no existen los Derechos Humanos, la pobreza llega al 90 por ciento, los opositores son secuestrados, torturados y asesinados. Recibirlos en Argentina es una vergüenza internacional.”Javier Milei
Poderia ter incluído mais uma linha nesse Tuíte:”Nicolás Maduro y Miguel Díaz-Canel son dictadores, narcotraficantes y terroristas.Y Lula es un ladrón, corrupto y lavador de dinero condenado en todas las instancias de su país.”
Tens razão. Faltou esse complemento.