O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), rasgou sua palavra e adiou a sessão do Congresso Nacional desta terça-feira, 18, que, entre outros itens, seria destinada à leitura do pedido de abertura da CPMI (comissão mista, com a presença de deputados e senadores) das manifestações do dia 8 de janeiro. A nova data será no dia 26 de abril.
A intenção de Lula é conseguir que 24 deputados retirem suas assinaturas até a próxima terça-feira — a lista tem 194 assinaturas de 171 necessárias. No Senado, a chance de recuo de um dos 37 senadores é mínima — são exigidos 27.
Pacheco atendeu ao pedido do governo Lula, que vem tentando de tudo para impedir a CPMI — distribuição de cargos na máquina pública, emendas parlamentares e até ameaças de retaliações de verbas. Um grupo de líderes da Câmara encampou o pedido de adiamento: PSB, PSD (do próprio Pacheco), Republicanos, MDB e Podemos.
A oposição reagiu. A Frente Parlamentar da Agropecuária, a maior do Congresso, conseguiu levar parlamentares ao plenário da Câmara para assegurar quórum mínimo caso a sessão do Congresso ocorresse — o esvaziamento também era uma tática para inviabilizar a sessão.
O presidente do Senado, contudo, optou por ceder à pressão de Lula. Mas será um longo dia em Brasília. Depois da confirmação do adiamento da sessão, Pacheco afirmou que a decisão foi tomada em decorrência de um pedido feito pela maioria das lideranças da Câmara e do Senado.
No entanto, até mesmo integrantes da base de governo, como o senador Omar Aziz (PSD-AM), defendiam a leitura da CPMI nesta terça-feira. “Não vejo como a CPMI possa atrapalhar o governo”, explicou Aziz. É uma questão natural. Não dá para achar que uma CPMI, que não está investigando o governo, ou ministros do governo, possa atrapalhar o andamento do governo.”
Assim como os governistas, Pacheco disse que a mudança se deu em decorrência de um Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN). Trata-se do PLN em regime de urgência que garante o pagamento do piso nacional da enfermagem. O projeto deve ser enviado ao Congresso pelo Executivo ainda hoje.
Por fim, o presidente do Senado prometeu: a próxima sessão do Congresso servirá para instalar a CPMI do 8 de janeiro. “E a leitura do requerimento da CPMI, que é uma reivindicação da oposição”, disse Pacheco que, sem dar o aval para a criação da comissão, vai viajar a Londres, no Reino Unido, onde será palestrante em evento organizado pelo Lide, empresa controlada por João Doria, ex-governador de São Paulo.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Capacho pensa que é mais esperto que os outros….
Mais um safado vigarista, na presidência do senado, infelizmente esse país e regido por bandidos, sempre bandidos na presidência, vergonha pura, não entendo como os restaurantes dos senadores não abrem um processo contra esse Pacheco vigarista!
Canalha !!!
Acorda MG!!!
Capacheco, um traidor que jamais esqueceremos em MG. Vergonha!!!
Crapula e covarde. Um traste que representa o que ha de pior em nossas instituiçoes. Nao serve nem para limpar privada no congresso. Capacho de corruptos.
Esse canalha tá vendido
Senhor Pacheco, satanás tá preparando você e toda sua…..para um lugar no inferno, tão horrível que irá chorar lágrimas de sangue.
Presidente do Senado reeleito, Presidente da Câmara reeleito e quem deveria ser reeleito não foi, ou foi mas não levou.
O $TF e Loola devem ter vídeos extremamente comprometedores do Capacheco para que ele aja de maneira tão submissa e vexaminosa. Fantoche do diabo…
Eu não sei quem me irrita mais: se é Pacheco, com essa canalhice, ou se é a ‘oposição’, que se permite ser feita de otária tão facilmente. Agora, se tiverem acordado, vão pedir ao STF que ordene Pacheco a instaurar a CPI. O STF dará 30 dias pra Pacheco responder, e após isso, o STF dirá que é uma questão interna corporis.
Cansada desses parlamentares que não reagem
Esse crápula, merece ser preso por prevaricação. Mas, preso como, se tudo o que ele faz é adredemente combinado como o STF??
Esse senador de meia pataca, não passa de apenas mais um moleque a serviço do Bebum.
Quem, como eu, ainda achava que Pacheco podia ser pelo menos um pouco injustiçado, viu ser ridícula essa possibilidade.
Todos os fatos, inclusive envolvendo o STF nos conduzem à inequívoca conclusão de que este senhor é um antibrasileiro, pra não dizer coisa pior.
Hoje foi a prova dos nove. Triste país traído.
Pacheco adia a sessão PARA NÃO INSTAURAR a cpmi dos atos de vandalismo no 8 de janeiro.
Canalha
Compromisso público de cafa não vale nadinha da silva
E esse Republicanos, não é o partido do Mourão, do Tarcísio, e que queria a filiação do Bolsonaro para a disputa presidencial do ano passado? já está alinhado com ao Lula? Este país não tem jeito mesmo, com essa corja de políticos aproveitadores.
Alguma novidade? Desde quando o Pachecoso teve palavra? Hombridade é uma coisa que ele odeia,porque não passa de um semi-homem.
O Brasil virou uma piada os caras estão prendendo pessoas por causa desta palhaçada que eles armaram, teve pessoas que morreram ai nos campos de concentração esquerdopata, este Pacheco precisa ser afastado, se eles não querem a CPMI é por que eles tem culpa LOGICO!!! como é isso, morreram pessoas, ele fez esta armação para acabar com as manifestações, os presos deveriam ser outros.
LIXO…seu nome é senado federal…seu atual presidente..atende por chorume!
CANALHADA!
Povo mineiro …isso é o LIXO das alterosas?!?
Vcs não tem vergonha de parir um cafajeste desses!?!
Deveria ter!
E desde quando essa cara tem palavra? As malas já estão chegando abarrotadas da China. Por isso a sessão foi adiada.
Pacheco covarde é marionete do ladrão de nove dedos. O mecanismo podre de Brasília é forte, mas Deus é mais! Fora ladrões, servidores de Satã! O inferno irá aguardar com calma as suas consciências pesadas de tanta corrupção, mentira e hipocrisia.
PACHECO FOI e É o POSTE de DILMA no Senado por MG.
Esse Pacheco é o maior culpado de toda essa desgraça que está assaltando a democracia brasileira. O povo mineiro tem a obrigação de extirpar esse câncer da política brasileira.
Pacheco é o serviçal do Lula e do STF. Não tem nenhum pudor, político imoral, mau caráter.
Pacheco só pode estar ganhando por baixo.
esse Pacheco é um homem sem palavra e a pergunta é como um ser desse na presidência do senado e do congresso.
O congresso não pode fazer o impechiman deste presidente do senado? Não pode pressionar para que ele renuncie o cargo de presidente? Porque este cara não está a serviço do povo brasileiro, e sim aos seus interesses pessoais, como ser indicado a ministro do STF! Até quando o povo brasileiro vai ter que suportar esta bandidagem que se instalou no país?
Uma vergonha para o Brasil , um roubo esse cara ter ganho para presidente do Senado, ele não faz a voz do povo.
Ganhou por que esses senadores da direita são um bando de pamonhas. Se tivessem peitado a Mesa, e abrissem o seu voto, eu duvido que Pacheco levava a Presidência. Mas são covardes, frouxos, uns bananas. ‘Eu perco meu mandato nas eu divulgo meu voto’. Pois, sim! São uma piada.
Parece que o povo de Deus desse país fez alguma coisa no passado para sobrer com tanta inescropulidades. Valeu ex-presidiário, vc tem os seus Asseclas
Até quando vamos tolerar este ser?
Ele sempre fez este jogo petista e no entanto foi reeleito com folga. País estranho.
Esse pachequinho é um lixo do congresso. Esses verme ainda vai apodrecer aos poucos até morrer.
Ele e a família irão pagar de alguma forma, aqui se faz aqui se paga.
Esse cara está acabando com uma nação.